TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRADUAÇÃO ENGENHARIA RELATÓRIO PERDA DE CARGA EM TUBO

Por:   •  4/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

GRADUAÇÃO ENGENHARIA

RELATÓRIO PERDA DE CARGA EM TUBO

1. INTRODUÇÃO

O estudo da perda de carga em condutos forçados é necessário para dimensionar corretamente os sistemas de bombeamento e tubulações.

O escoamento interno em tubulações sofre forte influência das paredes dissipando energia devido ao atrito.

As partículas em contato com a parede adquirem a velocidade da parede, ou seja, velocidade nula, e passam a influir nas partículas vizinhas através da viscosidade e da turbulência, dissipando energia.

Essa dissipação de energia provoca um abaixamento da pressão total do fluido ao longo do escoamento que é denominada de Perda de Carga.

A perda de carga pode ser distribuída ou localizada, dependendo do motivo que a causa.

No dia 20 de março de 2017 tivemos nossa primeira aula prática de laboratório, e falamos sobre o assunto “ perda de carga” como foi definido acima.

Aprendemos que perda de carga é a mesma coisa que perda de energia, porque todo fluido tem viscosidade, e o escoamento e a viscosidade juntos geram a perda de energia.

A perda de carga é medida indiretamente, pois não existem nenhum aparelho que possa medir a perda de carga.

Para se determinar a perda de carga aplica-se a equação de Bernoulli.

2. Material e Equipamentos

Utilizou-se nesse experimento os seguintes materiais:

-Cronômetro;

-Duto;

-Conjunto moto-bomba (foto anexo);

-Esquema de tubos de cobre (foto anexo);

-Reservatório transparente (foto anexo);

-Caixa d’água com água (foto anexo).

3. Metodologia e Procedimentos

No laboratório de hidráulica do Departamento de Engenharia Civil – PITÁGORAS – foi ensaiada a bancada do tubo de cobre abrindo-se o registro com uma vazão suficiente para que pudesse ser decrescida e obter-se as leituras. Cada leitura foi feita num painel que contém o manômetro de água e, também, a cada leitura eram obtidas as informações do manômetro de mercúrio que auxiliaram na determinação da vazão. Depois de feitas todas as medições da bancada de tubo de cobre, foi aberto o registro de gaveta, permitindo que haja uma vazão suficiente para que fossem feitas coletas de dados de comportamento da água no conduto com a variação decrescente. Os dados foram obtidos através das leituras de uma placa com manômetro de água e de outra placa com um manômetro de mercúrio. Entre as medições, foi anotada a temperatura da água obtida através do professor.

No início da aula antes de fazer os testes de vazões, o professor Thiago deu algumas breves explicações sobre como tudo funciona.

É preciso de bastante atenção no início da prática para que nenhum dos conectores estejam abertos e garantir que a válvula nunca esteja fechada.

No final de todos os tubos existe um registro, é preciso fechar todos os outros registros, menos da tubulação que vai ser feita a prática para forçar a passagem de água apenas por aquele tubo. Como é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com