TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia Aplicada a Engenharia

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DENISE ESSER FURLAN

FRANCIELI KRUGER

GABRIEL JOSÉ DE OLIVEIRA

GABRIEL DE JESUS PIZZOLOTTO

LARYSSA SATOMY HIRATA

LAURA JULIA DIAS

MARIANA BIANCHINI

STHEFANY ULIANI SPIES

O ENSINO DA GEOLOGIA APLICA À ENGENHARIA CIVIL

ARTIGO CIENTÍFICO

CAMPO MOURÃO

2019

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        O ENSINO DA GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA PARA ENGENHEIROS CIVIS        4

3.        ASPECTOS RELACIONADOS À UNIFORMIDADE DE CONTEUDO DESTA DISCIPLINA E SUA CONEXÃO COM DISCIPLINAS CORRELATAS        5

4.        CONCEITO HISTÓRICO DA ENGENHARIA GEOTÉCNICA        6

4.1.  Geologia Aplicada à Engenharia        6

4.2.  Mecânica dos Solos        7

4.3. Mecânica das Rochas        8

5.        FASES DE DESENVOLVIMENTO DA GEOLOGIA DE ENGENHARIA        9

6.        ÁREAS DE ATUAÇÃO DA GEOLOGIA DE ENGENHARIA        9

7.        CONCLUSÃO        10

8.        REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

O estudo da geologia é fundamental na construção civil, uma vez que essa ciência estuda a estrutura da terra, sua composição e seus componentes, sendo uma das mais abrangentes ciências naturais utilizadas na engenharia civil como meio de conhecimento das propriedades físicas dos materiais e do solo. Levando em consideração que a maioria dos trabalhos de um engenheiro civil envolvem elementos naturais do nosso planeta, é necessário que o mesmo possua um conhecimento abrangente nessa área para diversas aplicações, como: projeto estrutural, construção de estradas, barragens, entre outros.

Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo evidenciar a importância dos conhecimentos geológicos na engenharia civil, tendo como foco o ensino aplicado para engenheiros civis, o contexto histórico da geotecnia e as fases de desenvolvimento da geologia, bem como suas áreas de atuação na engenharia.

  1. O ENSINO DA GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA PARA ENGENHEIROS CIVIS

O principal objetivo da disciplina é fornecer uma abordagem geral dos conceitos geológicos e da importância da geologia para as obras de engenharia geotécnica.

Introduzindo conceitos importantes sobre minerais; rochas; estruturas geológicas; intemperismo, clima e relevo; água subterrânea; formação dos solos; erosão; geologia do Brasil e regional; materiais naturais de construção; investigação do subsolo; mapas e perfis geológicos; taludes naturais e de escavação; tratamento de maciços; geologia e meio ambiente; geologia aplicada ao planejamento urbano e regional; riscos geológicos; disposição de resíduos; contaminação do subsolo; geologia de barragens; geologia de túneis; geologia de estradas; canais e hidrovias; geologia aplicada a fundações.

Segundo Carlos Leite Maciel Filho (2011), a Geologia estuda, entre outros assuntos, como a Terra se formou e sua evolução com o passar do tempo. Esta ciência também é formada por um ramo aplicado que visa, principalmente, à Engenharia Civil, conhecida como Geologia de Engenharia.

A Geologia de Engenharia é definida como a aplicação de conhecimentos das Geociências em estudos, projetos e obras de engenharia. Ela tem contribuído desde o estabelecimento de planos diretores, estudos de inventários, viabilidades técnicas e econômicas, projetos executivos, fiscalização técnica de construção, projetos “como construído” até acompanhamento de desempenho ou monitoramento e de impactos ambientais.

A Geologia de Engenharia, além de sua raiz na Geologia, tem ligações muito fortes com a Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas. Estas três juntas formam uma área de conhecimento da Engenharia Civil conhecida como Geotecnia.

Os conhecimentos de Geologia de Engenharia terão uma função diferente conforme sejam usados por um engenheiro ou por um geólogo. Aquele deverá ter consciência dos problemas que poderão advir do terreno sobre o qual constrói sua obra (condicionamentos geológicos), dos problemas que ocorrerão com a obra, saber solicitar os levantamentos geológicos necessários e saber interpretá-los. O geólogo deverá ter consciência dos problemas que as condições geológicas podem trazer para a construção e dos problemas que advirão com a construção, para adaptar a sua investigação a essas necessidades.

  1. ASPECTOS RELACIONADOS À UNIFORMIDADE DE CONTEUDO DESTA DISCIPLINA E SUA CONEXÃO COM DISCIPLINAS CORRELATAS

De acordo com Carlos Leite Maciel Filho e Nilson Gandolfi (2017), a disciplina de geologia aplicada às engenharias, tem como objetivo expandir o conhecimento do aluno ao relacionar a matéria com o curso, e também com o meio ambiente. No Brasil, o ensino dedicado a geologia ainda não alcançou níveis de uniformidade e tradição de outras áreas de conhecimento, porém, nos últimos anos, os trabalhos produzidos pela ABGE (Associação Brasileira de Geologia e Engenharia Ambiental) têm se consolidado no desenvolvimento de conteúdo para uso das engenharias, e efeitos positivos têm sido vistos na formação dos novos engenheiros.

Outro ponto que deve ser levado em questão, é que o estudo que correlaciona a geologia e a engenharia, é a de que as tais disciplinas não são estáticas e devem acompanhar os avanços científicos para que possam continuar em plena evolução.

A colocação em que a matéria de geologia se encontra na grade do curso de engenharia civil é bastante relevante, uma vez que, ela antecede outras disciplinas, sendo adequado seguir uma sequência para não haver interrupções, ou desconexão do assunto. Em determinados cursos, ela é aplicada em dois semestres, sendo dividida em geologia geral e geologia aplicada, no entanto, a experiência não foi tão bem vista, pois, o ensino do básico sem conexão com o curso, não gera interesse dos alunos por não conseguirem assimilar o conteúdo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com