TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerador Eletrostatico

Monografias: Gerador Eletrostatico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

MINI GERADOR ELETROSTÁTICO DE VAN DE GRAAFF

Muitos projetos requerem um alto potencial elétrico para seu funcionamento. As máquinas destinadas à produção de tais potenciais elétricos são os geradores eletrostáticos, dentre os quais resolvemos criar o gerador de Van de Graaff, que poderá produzir cerca de 15 000 volts em um recipiente metálico. É um projeto modesto, porém capaz de produzir faíscas de 3 a 4 cm no dedo que se aproximar da cúpula 'carregada'. Tal faísca, pelo efeito de pele, é bastante inocente, não mais perigosa que aquela que poderá saltar dos dedos de alguém para uma maçaneta após ter-se atritado os pés num tapete felpudo. Esses geradores podem ter também um fim nem tão cientifico, pois eles tem também a propriedade de “arrepiar” os cabelos de uma pessoas que entrar em contato com o mesmo. Claro que isso se vê em menor escala em geradores menores como o nosso.

MATERIAL UTILIZADO

Uma cúpula metálica. Para esta cúpula poder ser usado qualquer utensílio que seja arredondado, desde copos ou ate mesmo latas de refrigerantes. No nosso caso usamos um açucareiro de metal.

Dois pregos pequenos ou eixos de aço com cerca de 4 cm.

Uma borracha (vermelha ou laranja) de 1,5 cm (largura) x 20 cm (comprimento). Essa foi a peça mais difícil de ser encontrada. Nós acabamos por utilizar uma borracha de fisioterapia amarela. Esse item não pode ser substituído por borracha preta, pois ela contém substancias que descarregam o sistema. Essa borracha será utilizada com a correia do gerador.

Um pequeno motor DC para 1,5 ou 3,0 volts, que pode ser facilmente encontrado em alguns eletrodomésticos, como por exemplo, um rádio com CD.

Uma conexão "T" de PVC ¾, marrom (para instalações hidráulicas), onde será introduzido o motor do gerador.

Uma luva de PVC 3/4, que auxiliará na fixação do gerador na base.

20 cm de tubo de PVC marrom de 3/4".

20 cm de fio de luz, flexível, diâmetro 2 ou 3 mm, que possa ser “desfiado”, para a confecção das escovas metálicas.

Uma base de madeira.

Um pedaço de lápis comum, que será fixado no eixo do motor. Sendo assim ele que terá contato com a correia.

Cola quente, Super Bond ou cola para tubos PVC.

Uma capa de fusível de vidro 500 mA, comum em equipamentos eletrônicos, que será utilizada para recobrir o eixo superior, isolando-o assim eletricamente.

Uma fonte elétrica para o motor. No nosso caso usamos um transformador 220V- 6V, que é nada mais nada menos que um carregador de celular.

IMAGENS

PASSO A PASSO

FOTOS UTILIZAÇAO

CONCLUSAO FINAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com