TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerencimanto

Seminário: Gerencimanto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Seminário  •  4.339 Palavras (18 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 18

significativas em relação aos chamados “sistemas tradicionais”. A diferença fundamental está no tratamento dados aos custos indiretos.

Com equipamentos cada vez mais automatizados, a mão-de-obra direta está sendo cada vez mais reduzida e os custos indiretos vem aumentando, tanto em valor quanto em termos relativos, comparados com os custos diretos. Esses custos indiretos são principalmente os de manutenção e depreciação desses equipamentos. Os custos indiretos representavam cerca de 10% do custo de produção e hoje chegam a 50%, enquanto a mão-de-obra reduziu consideravelmente e em alguns casos pode chegar até a 5% do custo de produção.

Atualmente, a aplicação pura e simples desta sistemática pode causar sérias distorções no cálculo do custo e, portanto no preço de venda dos produtos.

Note, que estamos falando de rateios dos custos indiretos de produção. As despesas indiretas das empresas, desde que não façam parte de cadeia logística do produto ou serviço, podem e devem continuar a ser rateadas da maneira tradicional. Exemplo: honorários da diretoria, salários dos funcionários do RH, etc.

O ABC iniciou com Kaplan e Cooper em Harvard e mostra as atividades que consomem recursos e agregam ou não valor ao produto ou serviço. Ele utiliza direcionadores de custos, que permitem uma melhor distribuição dos custos indiretos de produção ou do serviço.

Deve-se considerar também no custo dos produtos ou serviços, os referentes a sua cadeia logística, desde que, possamos identificar os recursos consumidos por cada um deles. Por exemplo, custos de compra, armazenagem, propaganda, vendas, marketing, fretes, etc.

Ele facilita a identificação dos custos das atividades que compõem os processos e facilita as decisões de melhorias pois, mostra as atividades que não agregam valor ao cliente ou a empresa e permite a análise para reduzi-las ou mesmo eliminá-las.

12.2 Os benefícios e as restrições do ABC

O ABC estará em condições de apresentar resultados mais precisos sempre que:

• A empresa utilizar grande quantidade de recursos indiretos em seu processo;

• A empresa tenha significativa diversificação em produtos, processos de produção e clientes.

Um dos benefícios obtidos com o ABC é o de permitir uma melhoria nas decisões gerenciais pois deixa-se de ter produtos “subcusteados” ou “supercusteados” permitindo-se a transparência exigida na tomada de decisão empresarial, que busca, em última análise, otimizar a rentabilidade do negócio.

O ABC em sua forma mais detalhada pode não ser aplicável na prática, em virtude de exigir um número excessivo de informações gerenciais que podem inviabilizar sua aplicação. O custo de coleta e manipulação detalhada teria que justificar o seu benefício.

Segundo Cooper e Kaplan (1991), as empresas que implantam o ABC usam três métodos para estimar os custos que ocorrem na execução das atividades.

O método mais simples agrega os gastos em todos os recursos destinados àquela atividade particular, tais como “setup” de máquinas ou emissão de ordens de compra, e divide esse dispêndio total pelo número de vezes que a atividade foi realizada (nº de “setups”, nº de ordens de compras).

O segundo método utiliza a duração dos direcionadores de custos, isto é o tempo requerido para a realização de cada atividade, na alocação das despesas indiretas aos produtos, como por exemplo, o tempo em horas ou minutos na execução do “setup”. É mais preciso que o anterior, porém mais dispendioso. Os benefícios de uma maior precisão na medição das atividades consumidas deverão ser balanceadas com um custo mais elevado na coleta de dados.

O terceiro, e o mais preciso dos métodos, consiste em medir diretamente os recursos consumidos em cada ocorrência da atividade. Pode-se, por exemplo, medir todos os recursos usados para uma determinada modificação de engenharia ou para um trabalho específico e manutenção. A duração dos direcionadores assume que as despesas são proporcionais ao tempo total que a atividade é executada.

12.3 Caracterização do problema

O exemplo consiste em uma empresa de confecções que produz três tipos de produtos: camisetas, vestidos e calças. Abaixo, encontram-se as informações acerca desses itens:

Quadro 12.1

Produtos Volume de Produção Mensal

Camisetas 18.000 un

Vestidos 4.200 un

Calças 13.000 un

Volume de Venda Unitário

Camiseta $10,00

Vestido $22,00

Calça $16,00

Veja a seguir os departamentos de produção e os gastos ocorridos em cada um deles:

Quadro 12.2

Tempo Despendido na Produção

Corte e Costura Acabamento

Unitário Total Unitário Total

Camisetas 0,30 h 5.400 h 0,15 h 2.700 h

Vestidos 0,70 h 2.940 h 0,60 h 2.520 h

Calças 0,80 h 10.400 h 0,30 h 3.900 h

Total 18.740 h 9.120 h

Quadro 12.3

Custos Diretos por Unidade

Camisetas Vestidos Calças

Tecido $3,00 $4,00 $3,00

Aviamentos $0,25 $0,75 $0,50

Mão-de-obra direta $0,50 $1,00 $0,75

Total $3,75 $5,75 $4,25

Quadro 12.4

Custos Indiretos

Aluguel $24.000

Energia Elétrica $42.000

Salários pessoal supervisão $25.000

Mão-de-obra indireta $35.000

Depreciação $32.000

Material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com