TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Estoque

Artigos Científicos: Gestão De Estoque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Ao longo de toda a cadeia produtiva, o objetivo final e supremo do processo é o consumidor. Na nova conceituação de cadeia varejista, todos os processos logísticos, que envolve da matéria-prima até o consumidor final, é hoje considerado uma entidade única, sistêmica, em que cada parte do processo depende das demais e deve ser ajustada visando o todo. (NOVAES, 2001)

Diante dessa realidade, a função armazenagem é relevante para a eficiência do processo logístico, pois acarreta desperdícios quando mal administrada. Assim, decorrente da falta de informação, muitas empresas não enfocam a armazenagem como um causador de custo, tornando-se uma área esquecida, visto as oportunidades de obtenção de lucros encontraremse, na esfera da administração de materiais.

O desenvolvimento de um projeto em um armazém exige o estudo de numerosos problemas inter-relacionados abordados neste trabalho, onde envolve um estudo de caso em uma distribuidora e atacadista, sediada na cidade de Natal/RN. A escolha desta empresa foi feita decorrente da perspectiva de seu crescimento no setor, como também, ao efeito potencial que as mudanças propostas trariam para a mesma.

2. Estratégias de armazenagem na logística

A utilização de um planejamento nas questões de logística interna na empresa correponde a um diferencial na atual competitividade das empresas, visto que, esta atividade está diretamente relacionada com custos.

Desta forma, a armazenagem e o manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas. (BALLOU, 1993, p. 152). De acordo com Kaibara (1998),

XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

ENEGEP 2005 ABEPRO 708 os custos associados em manter os produtos armazenados giram em torno de 25 a 30% do valor do produto por ano. Considerando tal aspecto, deve-se enfocar a armazenagem de forma sistemática e não como um problema isolado.

Segundo Moura (2003), a armazenagem é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e à distribuição de materiais (depósitos, almoxarifados, centros de distribuição, etc.) As atividades básicas da armazenagem consistem em receber materiais de um fornecedor, estocá-los até que sejam solicitados por um usuário, retirá-los do estoque quando solicitados e expedi-los ao usuário.

Sob o ponto de vista estritamente logístico, a armazenagem de produtos pode ter funções diversas, dependendo dos objetivos da empresa e do papel desempenhado pela instalação (armazém, depósito, centro de distribuição) no sistema. Suas principais funções são as seguintes: (ALVARENGA, 2000, p.121)

− Armazenagem propriamente dita: esta é a função mais óbvia, com sua duração dependendo do papel logístico da instalação no sistema. Nos casos em que há necessidade ou conveniência de estocar os produtos por um tempo relativamente grande, o armazém ou depósito deve apresentar layout e equipamentos de movimentação adequados a esse tipo de função. No entanto, em situações que a armazenagem é apenas de passagem, como ocorre nos depósitos de triagem e distribuição, a solução técnica é diferente. Há também situações mistas. (ALVARENGA, 2000, p.121)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com