TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica De Negócios Internacionais I

Trabalho Universitário: Gestão Estratégica De Negócios Internacionais I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Gestão Estratégica de Negócios Internacionais I

Curso: GESTÃO COMERCIO EXTERIOR

Atividade

Leia atentamente o texto anexado na midiateca, que indica “caso da atividade 1”. Baseado nas informações constantes no caso, resposta:

1) Quais as variáveis do ambiente geral e específico que afetam a organização?

AMBIENTE GERAL:

1.Global: Eventos Políticos Internacionais Importantes/Hábitos de consumo e mudanças nas relações de preferências relacionadas às características de produtos e serviços.

Enquanto a liderança da Symantec se empenhara em ganhar a liderança no atendimento ao cliente corporativo, seu negocio central, de softwares ao usuário comum ia mal. Alguns produtos estavam desatualizados, e continuavam difusos os esforços de comercialização dessa unidade de negócios.Uma combinação de fatos externos também atingiu a empresa naquele trimestre. As vendas mundiais de software ao usuário final despencaram.

2.TECNOLÓGICO: a)Novas Tecnologias de comunicação

...A empresa não acompanhara a evolução da internet.

b) Inovações de Produto

Com o tempo, os hackeres se sofisticaram e seus talentos passaram a servir a espionagem industrial e a potenciais ações terroristas. O combate a essas ameaças exige softwares de segurança mais versáteis e proativos. Dos diversos programas voltados a segurança a symantec só possuía o antivírus. Com isso a empresa tornou-se compradora compulsiva de empresas para aumentar o portfólio de negócios e ampliar a base tecnológica em segurança corporativa.

3.Sociocultural: Mudanças nas preferências de trabalho e carreiras

Nem todos os executivos aceitaram as mudanças - e quem não o fez foi polida e rapidamente afastado. Thompson defende que o aumento da rotatividade é desejável numa empresa em transformação. “Das nove pessoas da alta direção, somente duas são da época em

que cheguei. Hoje, somos quase 4 mil; éramos pouco mais de 2 mil. mais da metade têm menos de dois anos de empresa. Ao reformularmos nossa estratégia, também reformulamos a equipe. Essas duas coisas têm de andar juntas”,

Econômico:

Dentre uma serie de fatores que afetaram a empresa naquele trimestre de 2001, uma foi a valorização do dólar, afetando negativamente as vendas fora dos estados unidos.

Ambiente Específico

Empregados:

O sistema de remuneração também mudou. Como uma empresa de tecnologia típica,

agressiva, a Axent baseara grande porcentagem da remuneração em opções de ações, alocadas de acordo com o cargo e o desempenho. Visto que as ações da Symantec durante muito tempo haviam registrado desempenho inferior ao de outras empresas do Vale do Silício, a companhia remunerava os funcionários com salários e mordomias acima da média. Para alinhar os processos internos com a nova estratégia corporativa, recorreu-se a uma estrutura de remuneração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com