TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ggggggggg

Exames: Ggggggggg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 3

1.Em espírito de brainstorming, discuta com seus colegas de grupo se, com base no que você leu no relatório fornecido, a empresa Casas Soberba é inovadora ou conservadora, apontando as características que a fazem mais ou menos aberta à inovação.

2.Sugira medidas para valorizar o conhecimento tácito dos funcionários e a criação do conhecimento organizacional na empresa Casas Soberba.

Utilize o modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi para fundamentar a discussão em grupo e para começar a estruturar a resolução do desafio. Para tanto, priorize a abordagem de alguns dos seguintes aspectos:

•Capital intelectual – como valorizá-lo no contexto das Casas Soberba?

•Empresa que aprende – como transformar as Casas Soberba nesse tipo de empresa?

•Ambiente Ba – sugira ambientes Ba que possam ser aplicados pelas Casas Soberba, dando exemplos claros, fazendo desenhos se for necessário, esquemas, etc.

•Modelo espiral de criação do conhecimento (ou SECI) – para o contexto das Casas Soberba, proponha situações em que possam ocorrer transformações de conhecimento (Socialização ⇒ Externalização ⇒ Combinação ⇒ Internalização), com foco, por exemplo, na vontade dos clientes ou na colaboração de funcionários de todos os níveis hierárquicos e de diferentes regiões e setores.

•Fatores favoráveis à criação do conhecimento – aponte alguns fatores que têm que ser valorizados pelas Casas Soberba para a promoção do conhecimento, sempre priorizando exemplos práticos para ilustrar seus argumentos.

•Ferramentas a serem empregadas – indique ferramentas de gestão do conhecimento que possam ser utilizadas pelas Casas Soberba e explique como e onde elas poderão ser utilizadas.

•Outras ideias ligadas à inovação são bem-vindas! Por isso, não deixe de compartilhá-las com o grupo.

3.Proponha lemas novos para a definição da Missão e da Visão das Casas Soberba. Inclusive, se julgar necessário, proponha um novo nome para a empresa, justificando sua decisão e opção.

Passo 3:

Para concluir o Desafio, você deverá consolidar nesta etapa as análises elaboradas no Passo 1, bem como resgatar a interação realizada durante o Passo 2.

1.Para concluir sua consultoria para as Casas Soberba, comece pela organização de suas análises, individuais e coletivas, elaboradas durante os Passos 1 e 2.

2.Chegou o momento de construir o relatório, com soluções fundamentadas no modelo de criação de conhecimento de Nonaka e Takeuchi, para as Casas Soberba, de acordo com a padronização a seguir:

•Introdução: apresente um texto curto para explicar sobre o que se trata o relatório. Por exemplo, “este relatório é uma aplicação das teorias... para buscar a recuperação da empresa...”.

•Objetivos: detalhe a que se propõe o relatório apresentado. Entre outros pontos, você pode citar que o objetivo está na aplicação das teorias de inovação em um contexto de empresa no varejo.

•Procedimentos: com base nas pesquisas realizadas na Etapa 1 e nas discussões em grupo feitas na Etapa 2 sobre os elementos do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, contextualize

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com