TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ghdgdh

Artigos Científicos: Ghdgdh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  1.168 Visualizações

Página 1 de 4

(UEL-PR) Dois corpos, A e B, de materiais diferentes, inicialmente neutros, são atritados entre si, isolados de outros corpos. Após o atrito,

a) ambos ficam eletrizados negativamente.

b) ambos ficam eletrizados positivamente.

c) um fica eletrizado negativamente e o outro continua neutro.

d) um fica eletrizado positivamente e o outro continua neutro.

e) um fica eletrizado positivamente e o outro, negativamente.

2. (UEL-PR) É conhecido que "cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e cargas elétricas de sinais contrários se atraem". Dispõe-se de quatro pequenas esferas metálicas A, B, C e D. Verifica-se que A repele B, que A atrai C, que C repele D e que D está carregada positivamente. Pode-se concluir corretamente que:

a) C está carrega negativamente.

b) A e C têm cargas de mesmo sinal.

c) A e B estão carregadas positivamente.

d) B tem carga negativa.

e) A e D se repelem.

3. (Mackenzie-SP) Têm-se 4 esferas idênticas, uma carregada eletricamente com carga Q e as outras eletricamente neutras. Colocando-se, separadamente, a esfera eletrizada em contato com cada uma das outras esferas, a sua carga final será de:

4. (UEL-PR) Três esferas condutoras A, B e C têm o mesmo diâmetro. A esfera A está inicialmente neutra e as outras duas estão carregadas com cargas QB = 1,2 µC e QC = 1,8 µC. Com a esfera A, toca-se primeiramente a esfera B e depois a C. As cargas elétricas de A, B e C, depois desses contatos, são, respectivamente:

a) 0,6 µC, 0,6 µC e 1,8 µC.

b) 0,6 µC, 1,2 µC e 1,2 µC.

c) 1,0 µC, 1,0 µC e 1,0 µC.

d) 1,2 µC, 0,6 µC e 1,2 µC.

e) 1,2 µC, 0,8 µC e 1,0 µC.

5. (Cefet-PR) Duas esferas metálicas inicialmente eletrizadas com cargas de 10 µC e -2 µC são postas em contato. Após o equilíbrio eletrostático, as esferas são separadas. Percebe-se que a primeira fica com carga de 5 µC e a outra, com 3 µC. É correto afirmar que durante o contato a segunda esfera:

a) recebeu 3 µC de prótons.

b) perdeu 2 µC de elétrons.

c) perdeu 5 µC de elétrons.

d) recebeu 5 µC de prótons.

e) perdeu 3 µC de prótons.

6. (Fuvest-SP) Aproximando-se uma barra eletrizada de duas esferas condutoras, inicialmente descarregadas e encostadas uma na outra, observa-se a distribuição de cargas esquematizada na figura:

Em seguida, sem tirar do lugar a barra eletrizada, afasta-se um pouco uma esfera da outra. Finalmente, sem mexer mais nas esferas, remove-se a barra, levando-a para muito longe das esferas. Nessa situação final, a figura que melhor representa a distribuição de cargas nas duas esferas é:

8. (Uniube-MG) Duas cargas elétricas positivas e iguais a Q produzem entre si uma força elétrica repulsiva de 1,6 N, quando estão separadas de 3 m no vácuo. Sendo a constante eletrostática no vácuo K0 = 9.109 N.m2/C2, o módulo da carga Q é de:

a) 4.10-4 C.

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com