TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravadora Pic

Trabalho Universitário: Gravadora Pic. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2013  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2

Gravador para o microcontrolador PIC16F84A

Aprender a lidar com microcontroladores é quase uma exigência para quem pretende investir em projetos de alta tecnologia, ou que atuem como se fossem inteligentes. Neste artigo propomos a montagem de um pequeno gravador para o PIC16F84A e que trabalha com o Ponyprog2000Wellington Rocha Domingos

Os microcontroladores da Microchip vem fazendo sucesso e em vários equipamentos digitais é possível encontrar seus chips. A Editora Saber desde o início da publicação das revistas Eletrônica Total e Mecatrônica Fácil, vem apresentando diversos projetos com esses componentes, a exemplo do artigo : Gravador ProPic 2, com a comunicação paralela. Por isso, este artigo traz a montagem do gravador de PIC PGB-1 com comunicação serial.O gravador de PIC PGB-1 foi criado para trabalhar com o Ponyprog2000, o mesmo software usado para o gravador de AVR publicado na revista Eletrônica Total edição nº 113. Para este gravador não será necessária a instalação do Userport pois a comunicação com o PC é através da porta serial, o gravador de PIC PGB-1 é uma ótima opção para os iniciantes em microcontroladores uma vez que ele é bem simples e fácil de montar. Já o PIC16F84A foi o escolhido para atuar nesse gravador pela facilidade de programar e ser encontrado no mercado.

O Circuito

O circuito elétrico de nosso gravador é apresentado na figura 1. O leitor deve prestar atenção para a fonte de alimentação e observar que a alimentação de 9 V é somente para o LED2 e a de 5 V é apenas para o PIC, o LED2 foi empregado neste circuito para indicar quando o PIC é gravado e a sua visualização não é muito visível, observe que ele fica fracamente aceso com a conexão do PIC no soquete. Se o leitor resolver ignorar o LED2 basta apenas soldar um jumper no lugar dele e substituir o resistor de 1 K R2 por outro de 10 K.

O LED1 serve apenas para indicar quando o gravador está ligado, CI1 é um regulador de tensão para 5 V e ele precisa de um radiador de calor pois em alguns casos ele esquenta (isso acontece por causa da corrente drenada pela fonte que não pode passar de 100 mA). Os resistores R4 e R5 servem de proteção para a porta serial do PC e não podem ter seus valores alterados. R1 serve de proteção para o LED1 e aconselhamos também que o soquete para o PIC seja do tipo Torneado para evitar que os pinos do PIC se entortem quando conectados no gravador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com