TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hhkkk Sks

Trabalho Escolar: Hhkkk Sks. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquise em sites como Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC (http://www.mdic.gov.br), Ministério de Relações Exteriores - BrazilTredeNet (http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/2003/12/23/novo-site-da-braziltradenet), Agência Brasileira de Promoção a Exportações e Investimentos - APEX Brasil (http://www.apexbrasil.com.br/), sobre indústrias brasileiras com potencial de atuação e/ou expansão internacional. A pesquisa deve ser direcionada a dados que possam responder/fundamentar as questões abaixo relacionadas.

1) Escolha uma indústria brasileira com potencial de atuação e/ou expansão internacional e elabore um texto (entre 20 e 25 linhas no total) que apresente fatores determinantes da vantagem competitiva nacional (diamante de Porter) dessa indústria. (7,0 pontos)

Figura: Determinantes da Vantagem Competitiva Nacional

Porter (2002)

R: O Brasil como sabemos possui vocação natural para o agronegócio. Clima propício, solo rico, grandes dimensões agricultáveis extremamente férteis e ainda inexploradas, energia solar abundante e grande quantidade de água doce nos tornam exímios produtores e altamente competitivos no campo das commodities. Fatores de produção abundantes tornando uma indústria com vantagens competitivas muito grandes.

Visto o aumento da demografia brasileira e mundial, consequentemente aumenta sua demanda por alimentos e commodities solidifica este mercado e dispara o crescimento deste nicho. Condições de demanda extremamente favoráveis a essa indústria brasileira. A utilização de novas tecnologias, o nem tão novo “agro business”, aumenta a produtividade brasileira que quando somados a vocação natural tornam a indústria competitiva no cenário internacional.

O setor moveleiro nacional teve um avanço significativo nos últimos anos levando sua produtividade a se aproximar de níveis internacionais. Apesar do crescimento da demanda interna, incluindo consumidores até então excluídos deste mercado, nota-se uma fraca interação entre indústria e consumidor final havendo desta maneira baixa investimentos em projeto e design diminuindo desta forma a demanda por novos materiais. Em relação à oferta de matéria prima, apesar de possuirmos dimensões continentais nos dando vantagem competitiva em enormes florestas plantadas o que se vê é dificuldade de desenvolvimento nesta área, visto a facilidade de acesso a florestas nativas e carência de fornecedores experientes neste tipo de plantio.

Indústria moveleira ainda possui grande informalidade, sendo que essa característica (estratégia) gera ineficiência em toda cadeia de produção, dificultando introdução de normas técnicas que ajudariam na padronização dos móveis.

2) Aponte uma empresa brasileira com Investimento Externo Direto - IED e classifique essa empresa, de forma justificada, em relação às teorias de investimento internacional contemporâneas, em um texto de 10 a 12 linhas. (3,0 pontos)

R: Para a Embraer, o processo de internacionalização foi enfrentado como única alternativa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com