TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hibler lista 2

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ENGENHARIA CIVIL

MICHAEL PAULO SOUZA NUNES

RESENHA

DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DA PESQUISA ACADÊMICA

Aracaju-SE

2015

MICHAEL PAULO SOUZA NUNES

RESENHA

DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DA PESQUISA ACADÊMICA

Resenha apresentada ao Curso Engenharia Civil sob orientação da prof. Maria Balbina de Carvalho Menezes, como um dos pré-requisitos para a avaliação da disciplina de Metodologia Cientifica         

Aracaju-SE

2015

MERTENS, K. S. R. Do conhecimento científico e da pesquisa acadêmica. In__________. et.al. Como Elaborar Projeto de Pesquisa: Linguagem e Método. Ed. F.G.V. Rio de Janeiro 2007. P. 13 – 24.

Roberto (Saraiva) Kahlmeyer-Mertens, professor  e ensaísta, nascido em 1972, em Niterói , obteve o bacharelado, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Leciona filosofia em diversas instituições de ensino superior nos niveis de graduação e pós graduação. Desenvolve pesquisas com ênfase em metafísica, fenomenologia e hermenêutica filosófica.

Este capitulo mostra que a grande caracteristica que sempre destinguiu os seres humanos das demais espécies foi a busca incessante por entender quais os segredos da existência, da criação e da evolução. E dessa forma a raça humana criou mecanismos capazes de entender a grande diversidade de fenômenos que ocorrem no universo. Esses mecanismos possibilitaram a grande evolução da tecnologia que se conhece atualmente, que traz cada vez mais facilidades para a humanidade. Um dos mecanismos fundamentais criado pelo homem para o desenvolvimento do conhecimento empirico e cientifico foi a pesquisa.

A pesquisa é um modelo programado de aprendizagem do ser humano, através do choque entre processo crítico e realidade, o que contribui para a formação da consciência crítica e do aspecto cientifico do pesquisador. Este processo de aprender a aprender, utiliza a dúvida como chave para o conhecimento, duvidar significa pensar e atráves da união do pensamento e dos passos que são conhecidos como a base da ciência contemporânea, o pesquisador consegue dominar uma série de técnicas e conhecimentos que iram auxiliar o desenvolvimento da pesquisa.

A base da ciência e da pesquisa cientifica está nos seguintes passos: a redução, a metodização, a experimentação, a quantificação e por fim a análise e generalização, cada passo tem uma função importante, por isso deve ser realizado continuamente, respeitando a ordem. O conhecimento do problema e a sua divisão, os métodos que vão ser utilizados, a realização das pesquisas e os experimentos,  e a análise dos resultados serão de suma importância para entender o caráter que a pesquisa irá trazer, e de que forma ela poderá contribuir para os meios cientifico e social. Conclusões duvidosas são descartadas, pois a ciência não trabalha com incertezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com