TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidraulica 1gq

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

HIDRÁULICA

TURMA NY72-0

Thalyta Karinne Tenório de Siqueira Campos

Relatório apresentado à Disciplina de Hidráulica, da Universidade Católica de Pernambuco, sob orientação do Profª. Maria Célia Alves Feitosa, como requisito para cumprimento dos créditos do Curso de Engenharia civil.

RECIFE

AGOSTO DE 2015

Orifícios

     Orifícios são perfurações (de forma geométrica conhecida) feitas abaixo da superfície livre do líquido em paredes de reservatórios, tanques, canais ou tubulações, com a finalidade de medição da vazão. Podem ser ainda bocais e tubos adicionais ou vertedouros.

Objetivo do ensaio

     Este ensaio desenvolvido em laboratório de Hidráulica e Mecânica dos Fluidos tem como objetivo o comportamento e determinação da vazão em reservatórios utilizando orifícios, determinando também os coeficientes de descarga, contração, velocidade e tempo de rebaixamento da superfície.

Materiais utilizados

- Reservatório cilíndrico com orifício;

- Cronometro;

- Trena;

- Régua de alumínio;

Procedimento experimental

        Para se dar início a experiência deve-se encher o reservatório circular que possui o orifício (pelo qual se fará a experiência). Então se dá início a experiência no momento que se tira a rolha do orifício, e o jato de água começar a sair o nível da água atingirá o primeiro marco no qual se dará início a contagem via cronômetro do tempo que a o nível de água leva até atingir o próximo marco que será cronometrado e assim em diante, em adjunto a isso se mede o alcance do jato de água que está passando pelo orifício com auxílio da régua de alumínio. Esses passos são seguidos até que o nível de água atinja o último marco e com isso o alcance também diminua. Essa experiência é feita por três vezes, de modo a garantir

Foi verificado que no primeiro nível “A” o alcance medido foi maior, devido a carga de água acima do nível do orifício, que faz com que seja aumentada a velocidade e o alcance. A cada nível abaixo A, B, C, D, E, F, G, H e I foram verificados alcances menores à medida que o nível da água diminui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com