TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidráulica

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO  

Esse procedimento de montar a simulação do circuito Pneumático visa colocar em prática estudos realizados em sala, onde foi aprendido a dimensionar uma determinada área para suportar uma determinada pressão e chegar no pistão com uma força que nós calculamos.

 

OBJETIVO.

Essa experiência teve como objetivo conhecer software de simulação de circuitos.  

PROCEDIMENTO.

  1. Montar um circuito para o acionamento de um cilindro de ação simples com retorno por mola utilizando válvula direcional 2 posições 3 vias acionada por botão retorno por mola.

  1. Montar um circuito para acionar um circuito de ação simples, retorno por mola, utilizando 3 válvulas direcionais, 2 posições e 3 vias acionado por botão retorno por mola utilizando válvula alternada (“ou”).

  1. Montar um circuito para acionar um circuito de ação simples, retorno por mola, utilizando 3 válvulas direcionais, 2 posições e 3 vias acionado por botão retorno por mola utilizando válvula simultaneidade (“E”) para que o cilindro seja acionado em dois pontos simultaneamente.

MÉTODOS UTILIZADOS.

 

Circuito 1:

Esquema:

[pic 1]

  1. Ar comprimido alimentando a linha de pressão.

[pic 2]

  1. Acionando o botão S1, o ar passa pela válvula e alimenta o cilindro fazendo com que ele acione e venha a avançar.

[pic 3]

  1. Soltando o botão, a válvula retorna para sua posição inicial e o cilindro não sendo mais alimentado pelo ar, também retorna a sua posição inicial.

[pic 4]

Circuito 2:

Esquema:

[pic 5]

  1. Ar comprimido alimentando a linha de pressão, chegando às duas válvulas direcionais.

[pic 6]

  1. Com a válvula alternadora ou elemento “OU” inserido no circuito, o acionamento do cilindro fica independente tanto pelo botão S1 ou S2, ou seja, pode-se acionar o cilindro de dois pontos diferentes e independentes.

Acionamento com o botão S1:

[pic 7]

 

Acionamento com o botão S2:

[pic 8]

Soltando os botões S1 e S2 o cilindro e as válvulas voltam a sua posição inicial.

Circuito 3:

Esquema:

[pic 9]

  1. Ar comprimido alimentando a linha de pressão, chegando às duas válvulas direcionais.

[pic 10]

  1. Com a válvula de simultaneidade ou elemento “E” inserido no circuito, o acionamento do cilindro não é mais independente tanto pelo botão S1 ou S2, agora o acionamento tem que ser com os dois botões acionados ao mesmo tempo, ou seja, se acionar um botão de cada vez o cilindro não irá avançar, o acionamento é simultâneo com os dois botões.

[pic 11]

  1. Soltando os botões S1 e S2 o cilindro e as válvulas voltam a sua posição inicial. O retorno não é simultâneo, não depende de soltar os dois botões ao mesmo tempo, ou seja, o retorno é ao contrário do acionamento ele é independente.

[pic 12]

Conclusão:

Concluímos então que o software de simulação é muito necessário, devido à necessidade empresarial em fazer testes antes de comprar os produtos, é muito eficiente e fácil de trabalhar, um dos melhores softwares que existe para este fim é o FluidSim.  

SIMULADORES PNEUMÁTICOS

INTRODUÇÃO

 Com o avanço da tecnologia e o atual crescimento do mercado nacional, a necessidade da busca do conhecimento torna-se inevitável. Diante deste cenário, a utilização de recursos digitais para ajudar os profissionais a adquirirem competências necessárias para integrar o mercado de trabalho com mais velocidade e principalmente com mais eficiência, se faz necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com