TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidráulica

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Concentração solo x água: Utiliza-se um fator que correlaciona a concentração na solução do solo com a concentração no aquífero: a concentração no aqüífero é 10 vezes menor que a concentração na solução do solo.

Origens no solo: Segundo SINGH e STEINNES (1994), os metais em solos são derivados tanto do intemperismo, que age sobre o material parental, como de fontes externas naturais (erupção vulcânica) ou antrópicas (indústrias, agricultura). Segundo MATOS et al. (1995b), os metais podem, ainda, ser retidos no solo por complexação e quelação pela matéria orgânica, por adsorção específica em óxidos de ferro, alumínio e manganês e oclusão em carbonatos.

Propriedades que limitam a quantidade no solo: Dentre as propriedades do solo que afetam a retenção e mobilidade de metais pesados, estão o pH, CTC, quantidade de matéria orgânica, quantidade e tipo de fração argila (argilas silicatadas e óxidos) e A competição iônica (MATOS, 1995). MATTIAZZO e GLORIA (1995): a quantidade máxima permissível de metais a ser adicionada em solos de clima tropical pode ser limitada pelo valor CTC e pH do solo, no momento da adição. No entanto, os parâmetros mais indicados para definir a quantidade máxima de metais a ser aplicada em um solo, estejam eles presentes num resíduo orgânico ou inorgânico, são o conteúdo de argila e de óxidos de ferro e alumínio. MATTIAZZO e BARRETO (1995) observaram que o efeito da adição de metais foi mais prejudicial em solos de baixa CTC e baixo conteúdo de argila (solos arenosos), particularmente quando o valor do pH era 4,0 no momento da adição do metal na forma solúvel. NUVOLARI (1996) afirma que embora os teores de matéria orgânica sejam baixos em solos tropicais, sua presença, mesmo em pequenas quantidades, aumenta a superfície específica média dos solos, pelo elevado grau de divisão dessas partículas, provocando mudanças na CTC dos solos. Em estudos conduzidos por PEREIRA (1995), verificou-se que as concentrações de ferro e alumínio apresentavam uma correlação direta com as características do solo: idade e distribuição do tamanho das partículas (análise textual).

Fonte: Preliminary remediantion goals http://www.epa.gov/region09/waste/sfund/prg/ (EPA 1999b). Acesso 15/04/2015

Alteração de Minerais: A exposição do ferro (II) ao oxigênio do ar em alguns minerais pode levar sua oxidação a ferro (III), e dependendo do pH podendo sofrer hidrólise ou manter-se em solução como dispersão coloidal.     Fe2+ = Fe3+ e-   (Eh=n- 0,77V)
Com mudanças do pH e dos potenciais de óxido-redução, o ferro pode libertar-se de forma solúvel para o meio aquoso.

Universidade federal de Pernambuco
Processo de filtração em margem e um estudo de caso no rio beribéri
Anderson Luiz Ribeiro de Paiva 2004

Segundo Paiva (2004), a turbidez é um parâmetro comum no monitoramento de estações de tratamento de água. Valores altos também afetam a eficiência da desinfecção, onde valores acima de 5uT não são aceitos por consumidores. A amônia inclui espécies não ionizadas (NH3) e (NH4+). No meio ambiente ela é originária de processos metabólicos, da agricultura e de industriais. Níveis naturais nas águas subterrâneas e superficiais são normalmente abaixo de 2,0mg/L, águas subterrâneas anaeróbicas podem conter até 0,3mg/L. Sua presença na água indica possivelmente poluição de bactérias, dejetos de animais e esgoto doméstico. A exposição nas fontes naturais é insignificante quanto comparada a síntese endógena da amônia. Ela pode comprometer a eficiência da desinfecção, resultando na formação de nitrito no sistema de distribuição, causando falhas nos filtros para a remoção do manganês, causando problemas de sabor e odor, portanto sendo recomendado valores abaixo de 1,5mg/L (OMS, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com