TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e evolução do Wi-Fi

Artigo: História e evolução do Wi-Fi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

Wi fi

A Tecnologia Wireless denominada a “comunicação sem fios” trouxe nos últimos tempos grandes inovações no setor de comunicações, dentre as tecnologias que vem sendo, desenvolvida nos últimos anos a tecnologia WI-FI está sendo considerado o maior avanço no setor. Os Termos várias Tecnologias, mas o grande problema enfrentado é a falta de padronização, na utilização da comunicação sem fio, onde uma das grandes preocupações é a segurança. Em redes pessoais, a tecnologia mais conhecida e indicada para comunicação entre aparelhos, como um PC com uma impressora ou entre celulares é o Bluetooth. O wi fi é um conjunto de especificações para rede sem fio, Wlam Wireles local área network baseado padrão IEE 802.11.

O nome wifi é tipo abreviatura do termo em inglês wiriless e fidelity. Tendo como publico alvo às empresas, mas nos últimos meses tem aumentado a procura de pessoas físicas no intuito de acabar com os fios. Popularmente falando, Wi-fi é uma tecnologia sem fio (wireless) desenvolvida para a criação de redes locais de computadores, celulares, tablets e etc.

Normalmente essas plataformas são possíveis através de roteadores que as pessoas tem em casa e escritórios.

Antigamente era muito difícil o acesso a rede sem fio, hoje em dia há maior facilidade no acesso desta tecnologia em sua residência. Pensando nisso as empresas de internet banda larga já está disponibilizando para seus clientes o roteador que transmite a internet Wi fi.

Curiosidades

No inicio dos anos 2000, muitas cidades ao redor do mundo anunciaram planos para construir rede Wi fi em toda a cidade. Há muitos exemplos em 2004, Mysore tornou-se a primeira cidade com Wi fi gratuito em toda a cidade, e Minneapolis gerou 1 200 000 dólares em lucros anuais para seu provedor. Em maio de 2010, em Londres, no Reino Unido, o prefeito Boris Johnson prometeu haver banda larga Wi fi até 2012. Vários Bairros, incluindo Westminster e Islington, já têm extensa cobertura Wi fi ao ar livre. Funcionários na capital da Coreia do Sul estão se esforçando para fornecer acesso gratuito à internet em mais de 10 000 locais da cidade, incluindo espaços exteriores públicos, ruas principais residenciais densamente povoadas. Seul concederá arrendamento à KT, LG Telecom e SK Telecom. As empresas vão investir 44 000 000 de dólares no projeto, que será concluído em 2015.

História e Evolução

A Internet surgiu num período de guerras, e assim foram crescendo outros meios de comunicação como a tecnologia da internet sem fio.

A rede wireless foi ganhando espaço cada vez maior, pelo fato de que na guerra fria as pessoas se preocuparam muito em se manter conectados ao mundo virtual utilizando a internet.

Sendo assim, foi desenvolvida pela Ericson em 1995 a primeira que foi o Bluetooth, que fez com que as pessoas se comunicassem em telefones móveis e outros aparelhos através de ondas de rádio.

Em 1999 foi ccriada uma rede sem fio pela empresa Wi-fi Alliance. O nome era Ethernet Compatibility Aliance (WECA) mais foi em 2003 que finalmente foi chamada de Wi Fi. A partir disso a internet foi crescendo e elevando o numero de acessos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com