TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ILUMINAÇÃO DE BAIXO CUSTO UTILIZANDO ENERGIA SOLAR

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO PARA O ANTE-PROJETO DE Projeto Integrador II GEEE

FATEC CAMPINAS

Elab. Prof Dr Francisco del Moral Hérnandez , fevereiro de 2019,

 

ILUMINAÇÃO DE BAIXO CUSTO UTILIZANDO ENERGIA SOLAR.

O USO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA EM ÁREAS DE EXTREMA POBREZA E INFRAESTRUTURA PRECÁRIA.

INTRODUÇÃO

A humanidade utilizou os recursos naturais do planeta, para suprimir suas necessidades energéticas,usando o fogo, a madeira, e todo tipo de recurso disponível sem medir a consequência desse consumo. Com isso a necessidade de utilização de fontes de energia limpa e renováveis se tornou uma questão de necessidade, todavia esse tipo de energia não é viável a todo tipo de comunidades devido o seu elevado custo e a burocratização do sistema.  Contudo há muita dificuldade em muitos lugares carentes, onde a única maneira de ter luz em casa é usando lampiões de querosene. Todavia, além de ser caro e inflamável, ele é extremamente tóxico. Respirar a fumaça é equivalente a fumar dois maços de cigarro. E muitas dessas pessoas convivem diariamente com esse problema.

Visando atender essa necessidade empresas como a Little Sun que investem na de forma social implementando iluminação a partir de fonte solar é um grande ponto de partida para a busca da resolução desses problemas e outros. Segundo (NASCIMENTO), A energia solar incluiria famílias carentes no novo mercado, a nova tecnologia possibilitaria a geração de novas riquezas, capaz de transformar áreas improdutivas em produtivas com sistemas de irrigação alimentados por ela (NASCIMENTO, MATEUS.M,2017).

Observa-se que a quantidade de formas de atender as necessidades de comunidades carentes se utilizando da energia solar é muito grande com isso podemos aplicar esse conceito e buscar soluções plausíveis para esse cenário.

PROBLEMÁTICA E QUESTÕES DE ESTUDO

O estudo visa solucionar o problema da iluminação em locais onde não há energia elétrica e de extrema pobreza. Podemos citar regiões do nordeste e da periferia que não possuem condições para ter energia elétrica em suas casas sejam os motivos de localidade ou financeiras. Com isso o presente trabalho visa estudar o uso do LED e do painel solar para formar uma forma alternativa que atenda esse público com baixo investimento.

JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA

O presente trabalho visa seguir o exemplo de empresas como a Little Sun que usam energia solar para gerar iluminação para comunidades carentes, onde o estudo do grupo visa encontrar formas mais eficiêntes sanar esse problema de forma a atender todas as regiões.

OBJETIVOS

Visando uma solução prática e de baixo custo o proposto trabalho visa realizar a junção de elementos comumentes usados no cotidiano e aplica-los junto ao uso da energia solar. Desta forma pretende-se utilizar fitas de LED, Bateria Automotiva e um painel solar para a criação de um sistema de iluminação de baixo investimento que se utiliza dos 12 Volts gerados diretamente do painel que reabastece a bateria geradora de energia para essas famílias.

METODOLOGIA

Pesquisa Qualitativa.

Pesquisa descritiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (216 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com