TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA SUBSTITUIÇÃO DOS FLUIDOS REFRIGERANTES FREON

Por:   •  28/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

Niterói2017

EDSON RICARDO ROCHA DA COSTA

A IMPORTÂNCIA DA SUBSTITUIÇÃO DOS FLUIDOS REFRIGERANTES FREON

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário Anhanguera Niterói.

Orientador: Laerte Correa dos Santos

NITERÓI

2017

1 O Problema

Os Fluidos Refrigerantes Freon, são importantes para o bom funcionamento da refrigeração, porém trazem diversos malefícios para o meio ambiente. Sendo assim, foi necessário criar novos fluidos, para substituir de forma eficaz o Freon.

Quais as alterações advindas por meio da substituição dos Fluidos Refrigerantes Freon, pelos novos fluidos, e a motivação para tal substituição no mercado?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

O objetivo deste estudo é analisar através da literatura, a importância da substituição dos Fluidos Refrigerantes Freon, seus efeitos no sistema de refrigeração, os custos advindos desta mudança, suas propriedades e ainda a redução do impacto ambietal promovido.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

Explicar a função dos Fluidos Refrigerantes;

Identificar as vantagens e desvantagens dos Fluidos Refrigerantes no sistema de refrigeração;

Apresentar os fluidos Refrigerantes que podem substituir os Freon.

3 JUSTIFICATIVA

O Tema é relacionado aos fluidos refrigerantes Freon, que são utilizados nos processos de refrigeração e vem sendo substituídos por outros fluidos refrigerantes que causam menor impacto ambiental.

Os fluidos refrigerantes Freon foram muito importantes para o crescimento das indústrias de refrigeração e ar-condicionado doméstico, sendo considerado um fluido de segurança, uma vez que, a utilização de fluidos refrigerantes inflamáveis ou mais tóxicos, gera grande exposição a perigo.Porém, os fluidos Freon, tem em sua composição os clorofluorcarbonos, comumente chamado de CFC’s, que são substancias altamente nocivas a camada de ozônio.

Com atual conscientização mundial dos danos que podem ser causados pelos fluidos refrigerantes Freon à camada de ozônio, começou uma grande busca pelos fluidos refrigerantes que possam substituí-lo, com a mesma eficácia e sem causar tais danos. Os fluidos Freon ainda são utilizados para a manutenção dos equipamentos que ainda estão em uso. Porém, a produção deste fluido só será extinta totalmente em 2020, enquanto isso a substituição dos fluidos Freon ocorrerá de forma gradativa.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Sobre a utilização dos fluidos refrigerantes, segue uma referência doutrinaria:

Um HCFC, conhecido como R-22, tem sido o fluido refrigerante preferido para bombas de calor e sistema de ar condicionado residenciais por mais de quatro décadas. Infelizmente para o meio ambiente, liberações de R-22 resultantes de vazamentos nos sistemas contribuem para a destruição da camada de ozônio. (MILLER; R. MILLER, 2014, p. 160).

E ainda:

[...] o desenvolvimento de refrigerantes da família de compostos halogenados e sua introdução no mercado em fins da década dos 20, o que viabilizou a refrigeração doméstica e (3) a substituição dos refrigerantes conhecidos como CFCs (hidrocarbonetos à base de flúor e cloro), determinada pelo Protocolo de Montreal de 1986, em virtude de seu efeito sobre a camada de ozônio estratosférico. Embora esses eventos estejam associados a períodos de significativas transformações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com