TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISopet

Exames: ISopet. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas um tema que vem sendo bastante discutido é a Sustentabilidade. Ela vem como resposta para as ações humanas que tem causado grandes transformações na natureza, como a degradação ambiental. Uma forma de conter a ação humana para não prejudicar o meio ambiente é a busca por alternativas sustentáveis, como por exemplo, a reciclagem e a reutilização de materiais.

A reciclagem é um meio de reaproveitar materiais que já foram utilizados. Hoje na natureza existem diversos tipos de materiais, como garrafas pet e os pneus que duram centenas de anos para se decompor. O Brasil ainda não tem o controle de reciclagem adequado, pois não investe muito, e isso pode causar um grande impacto ambiental, em contrapartida soluções vem sendo estudadas por engenheiros, ambientalistas e outros profissionais da área que vêm procurando materiais alternativos que buscam interligar os interesses das empresas, no caso a diminuição de custos, com os interesses ambientais. A exemplo disto pode-se citar como uma alternativa a criação de blocos de Isopet na construção civil, que são blocos que utilizam como matéria-prima, o EPS (isopor) e garrafas PET.

Os blocos são feitos de concreto leve, à base de EPS, envolvidos por garrafas PET. Trata-se de um bloco tanto ecológico, pois extrai do meio garrafas que passariam centenas de anos para se decompor, quanto econômico, reduzindo o custo final da obra.

2. PROBLEMA

Quais as vantagens da utilização de garrafas PET e poliestireno expandido (EPS) na fabricação de blocos de concreto leve na construção civil?

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Destacar a importância da reutilização de garrafas PET e EPS na indústria da construção civil e para o meio ambiente.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Demonstrar como a reutilização de garrafas PET e EPS contribuem para o desenvolvimento sustentável e para a elaboração de novos materiais na área da construção civil.

 Analisar as vantagens sociais, ambientais e econômicas da fabricação dos blocos de concreto leve utilizando garrafas PET e EPS na construção civil.

4. JUSTIFICATIVA

A reutilização, como a própria palavra indica, é o ato de utilizar novamente um determinado material. Sendo assim, é mais uma ferramenta importante no campo da sustentabilidade na construção, já que diminui a necessidade de exploração de novos recursos naturais que seriam necessários para a produção de bens e produtos.

A reutilização por si só não resolve os problemas com os resíduos, mas é uma ajuda importante na sua gestão, devido ao aproveitamento de matérias-primas. A grande diferença para a reciclagem reside no fato, de na reciclagem o produto ser reintroduzido no sistema produtivo, dando origem a um produto diferente do inicial, ou seja tem que passar por um processo industrial. A reutilização consiste apenas no fato do material ser utilizado pelo menos uma segunda vez, independentemente se na mesma função ou não.

A reutilização traz inúmeras vantagens ambientais, econômicas e sociais.

No meio ambiente, a reutilização contribui para redução do lançamento destes rejeitos em aterros sanitários ou locais impróprios, como córregos, rios e terrenos baldios.

No aspecto econômico, a reutilização favorece a redução e/ou eliminação do consumo de matérias-primas naturais como areia, pedrisco, cal e cimento utilizados na produção de blocos e um custo mais acessível na execução das alvenarias.

No âmbito social, a reutilização não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através da melhoria ambiental, como também no caso da fabricação de bloco de concreto leve utilizando garrafas PET e EPS, favorecem a aquisição de moradias com custo mais acessível às pessoas com baixa renda.

A utilização do EPS transformado em flocos serve como matéria- prima, ocupando cerca de 75% dos agregados para a produção de concreto leve utilizado na produção dos intitulados “blocos ISOPET”, termo utilizado para os blocos de concreto fabricados com garrafas PET e isopor. As garrafas do tipo PET inteiras posicionadas no interior dos blocos atuam como elemento de enchimento dando características de isolamento térmico e acústico para alvenarias.

5. REVISÃO TEÓRICA

Um crescimento econômico sustentável é parte integrante de ações promovidas pelo Brasil, país que possui as maiores reservas de florestas tropicais, de água doce e de biodiversidade do planeta, além de uma matriz energética das mais limpas do mundo industrializado.

A Reciclagem de PET colabora para preservação ambiental, mas não só: a atividade alcança plenamente os três pilares do desenvolvimento sustentável: benefícios sociais, benefícios econômicos, benefícios ambientais (ABIPET, 2013).

Nós já havíamos com nosso grupo essa possibilidade de ajudar o meio ambiente, ajudar o social, de uma maneira firme de uma maneira convicta. Então hoje nós temos um material que atende as condições da própria sociedade de limpar o meio ambiente e de ser um bloco altamente ecológico, como descreve Ely Costa Cardona de Aguiar – Engenheiro Civil/IFPR

Hermes Contesini, coordenador de comunicação da Abipet (Associação Brasileira dos Fabricantes de Embalagens PET), explica que as garrafas PET e o EPS proporcionam maior leveza e mantêm a característica de resistência dos blocos de concreto. "A garrafa permite diminuir a quantidade de concreto necessária para a confecção do bloco e proporciona melhor desempenho térmico e acústico ao produto", ressalta.

6. METODOLOGIA

De acordo com o tema principal proposto, a sustentabilidade, foi desenvolvido pesquisas relacionadas à área da construção civil no qual houvesse um correlação entre o tema proposto e a nossa área de atuação. Assim sendo, partimos do princípio de que o reaproveitamento e a reciclagem estavam inteiramente ligados ao assunto, tanto por uma questão ecológica como econômica, como a busca por materiais alternativos que possam apresentar diminuição de custos, além de outras vantagens. Partindo desse principio foi que foram produzidos os blocos ISOPET, por se tratar de uma alternativa econômico-ecológica.

6.1 Fabricação Dos Blocos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com