TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ITIL

Pesquisas Acadêmicas: ITIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 4

13. Planejamento Estratégico de TI:

A tecnologia da informação, como as demais áreas da Empresa XPTO, demanda recursos e esforços que exigem um planejamento prévio de todas as suas ações. A principal peça desse planejamento é o documento planejamento estratégico de Tecnologia da Informação (PETI). Geralmente o PETI versa sobre o que fazer futuramente (definição das políticas e diretrizes básicas, planos de ação tática, etc.) para alcançar a proposta da organização de uma forma efetiva, mas, pode conter também um planejamento global de suas atividades como objetivo e metas envolvendo todos os setores da empresa.

Convém que o PETI não seja executado de forma linear e inflexível. A complexidade da organização, o tipo de maturidade, os hábitos funcionais e as estratégias definidas pela alta administração vão determinar a forma de elaboração do PETI, que em certos casos pode demorar até um ano.

A competitividade do setor de cartões é outro grande incentivador de mudanças nos serviços prestados pela XPTO, já que os bancos precisam dispor dos mesmos serviços e produtos que os concorrentes oferecem, para garantir a preferência e permanência dos seus clientes. Devido à grande demanda, e em função do crescimento acelerado da empresa XPTO, torna-se evidente a necessidade de melhorias na prestação dos serviços por ela disponibilizados, utilizando como base as melhores práticas orientadas pela Governança de TI. Com este objetivo, foi elaborada a proposta aqui descrita para a implantação da Biblioteca ITIL na empresa XPTO.

A ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI). A ITIL lida com estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios, ela dá uma descrição detalhada sobre importantes práticas de IT com checklists, tarefas e procedimentos que uma organização de IT pode customizar para suas necessidades, como o centro e ponto de origem do Ciclo de Vida de Serviço ITIL, o volume Estratégia de Serviço ITIL (Service Strategy - SS) fornece orientações sobre esclarecimentos e priorização de investimentos em serviços dos provedores de serviços. Mais geralmente, a Estratégia de Serviço se concentra em ajudar as organizações de TI a melhorar e se desenvolver em longo prazo. Em ambos os casos, a Estratégia de Serviço depende em grande parte de uma abordagem orientada para o mercado. Os principais tópicos abordados incluem definição de valor de serviço, desenvolvimento de casos de negócio, os ativos de serviços, análise de mercado e os tipos de provedores de serviços.

O COBIT representa o consenso de especialistas. Elas são fortemente focadas mais nos controles e menos na execução. Essas práticas irão ajudar a aperfeiçoar os investimentos em TI, assegurar a entrega dos serviços e prover métricas para julgar quando as coisas saem erradas.

14. Segurança da Informação:

A Segurança da Informação se refere à proteção existente sobre as informações de uma determinada empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com