TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impermeabilização

Resenha: Impermeabilização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Resenha  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

IMPERMEABILIZAÇÃO

Podemos dizer que os primeiros materiais usados pelo homem, em impermeabilizações, foram os betuminosos, ou seja, os asfaltos e alcatrões: tem-se notícia do emprego destes materiais na impermeabilização de terraços, piscinas, etc., desde 3.000 A.C. Isto deve-se certamente às suas características, bastante apropriadas a este uso: são aglomerantes, hidrófugos, quimicamente inertes e apresentam sensibilidade à temperatura (o que facilita sua aplicação).

Com o grande desenvolvimento da indústria dos polímeros sintéticos, a partir do início deste século, surgiram novos materiais, cujas características de impermeabilidade, elasticidade, extensibilidade, etc., possibilitaram o desenvolvimento de sistemas de impermeabilização de desempenho comparável ao do feltro asfáltico e asfalto, apresentando, em geral, maior facilidade de execução. Surgiram desta forma diversos sistemas de impermeabilização, sejam moldados no local (como os tradicionais sistemas asfálticos), ou pré-fabricados. É o caso, por exemplo, dos sistemas à base de elastômeros sintéticos (sistema neoprene e hypalon e mantas de butil), utilizados desde a década de 30, e das mantas de PVC. Vem tendo também um grande desenvolvimento o uso de mantas asfálticas pré-fabricadas, bem como o uso, em sistemas moldados no local, de diversos outros polímeros e de asfaltos modificados com polímeros.

Existem em nosso mercado diversos produtos impermeabilizantes com características físico/químicas distintas, em função das diferentes matérias-primas adotadas. Assim sendo, é necessário conhecer as características mais importantes destes produtos de forma a utilizá-los adequadamente para o fim que se destinam, pois, muitas vezes, os produtos atendem a uma determinada função e não são adequados a outras.

Os produtos impermeabilizantes são baseados em uma ou mais das seguintes matérias-primas: asfalto de destilação direta, asfalto natural, alcatrão, polímeros, cimento e outros componentes químicos minerais e orgânicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com