TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importantes características de serviços de uma locadora de vídeos

Relatório de pesquisa: Importantes características de serviços de uma locadora de vídeos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.690 Palavras (15 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 15

Trabalho

Desenvolvimento e Organização

Inicialmente foram levantadas as características importantes dos serviços de uma locadora de vídeos. Estas características são as de disponibilizar filmes de vídeo para aluguel, mostrar os filmes disponíveis para aluguel, fornecer ao cliente as ações de alugar filme, devolver filme, efetuar seu pagamento de filmes alugados e checar a sua situação de crédito ou débito com a locadora.

A partir disso, foi desenvolvida a idéia da arquitetura da locadora distribuída, composta por alguns módulos que iriam construir um software que seria concebido para a filial, e outro software que seria concebido para a matriz. Assim decidiu-se que haveria um software distribuído para a execução das ações dos serviços da locadora, e este se dividiria em dois programas: um deles para a matriz, e outro idêntico para cada uma das filiais. O motivo de o programa ser igual para todas as filiais é o de que cada filial tem o mesmo comportamento, diferenciando-se apenas nos filmes que possui, funcionários disponíveis para busca e entrega, localização na cidade e número de cópias de cada filme.

Considerando cada uma destas diferenças seria desenvolvido o programa das filiais. O programa na matriz levaria em consideração as mesmas características das filiais, porém com o adicional de que na matriz tem-se conhecimento de todos os filmes que a rede de locadoras possui em seu portfólio. Estes conhecimentos e informações estão nos bancos de dados. A matriz possui seu banco de dados específico, e as filiais possuem seus bancos de dados. Os bancos de dados das filiais possuem apenas um número muito pequeno de informações em tabelas, para tratar do processamento e execução dos casos de uso. A maior parte das informações da rede de locadoras fica no banco de dados da matriz.

Em um nível mais alto, a arquitetura da dinâmica de funcionamento da locadora foi definida como possuindo o software web e o software distribuído.

No programa web, o usuário pode visualizar toda a interface da locadora, com seus filmes disponíveis para aluguel e com as ações que ele pode fazer. Esta interface possui telas de navegação entre os filmes, links, frames, e formulários que devem ser preenchidos e submetidos pelo usuário quando ele estiver realizando um caso de uso.

No software distribuído, formado por dois programas (um para filiais e outro para matriz), são realizados as comunicações, cálculos e processamentos referentes a cada caso de uso. Os resultados gerados pelo processamento e comunicações distribuídas dos softwares distribuídos são salvos e atualizados em banco de dados. Assim, durante o processamento de um caso de uso, e dependendo do tipo de caso de uso, ocorrem mudanças ou resultados e eles são salvos nos bancos de dados de matriz e filial, com coerência nas tabelas corretas e com consistência de dados.

O software web, durante seu trabalho, também realiza leitura e escrita nos dados do banco de dados da matriz. Desta forma, foi definido como parte da arquitetura o comportamento de que na locadora matriz fica localizado o servidor web, além do banco de dados da matriz. O servidor web trabalha para gerar as páginas web da interface com o usuário, para o browser. Além disso, o programa web também trabalha com o gerenciador de banco de dados para realizar consultas ou transações no banco de dados da matriz, de acordo com requisições do usuário ou casos de uso que são disparados para ocorrer.

Figura: Arquitetura de funcionamento do sistema

Engenharia de Software

Após as etapas iniciais de especificação do projeto, foram desenvolvidos e formalizados os aspectos de engenharia de software do sistema. Estes aspectos foram os casos de uso do sistema e seus detalhes, o modelo conceitual do sistema como um todo, o modelo do banco de dados da filial, o modelo do banco de dados da matriz, os diagramas de seqüência dos casos de uso do sistema, e os diagramas de implementação.

Os casos de uso do sistema foram:

O modelo conceitual do sistema desenvolvido foi:

Figura: Modelo Conceitual do Sistema

Obs: A figura foi dividida para melhorar visualização, a conexão que aparece cortada é entre cliente e atendente.

Os diagramas de seqüências para os casos de uso são:

1-> Alugar Filme 2-> Devolver Filme

3-> Cadastrar 4-> Efetuar login

5-> Efetuar pagamento 6-> Checa Situação

O diagrama de implementação é:

Um refinamento do diagrama de implementação, que mostra todos os processos do sistema, é:

O diagrama mostra os processos e suas interações, durante a operação do sistema. Há uma filial, mas ele pode ser interpretado com qualquer número de filiais, pois o modelo das filiais é o mesmo.

Uma modelagem importante para o sistema foi a do banco de dados da matriz e o banco de dados da filial. Abaixo segue o modelo relacional dos bancos de dados:

Modelo da base de dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com