TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalacaçao e manutenção

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead

Engenharia e produção – N2 pia

marcelo da silva ferraz – ra 244342013

        

        

portfólio 01

Processos de Fabricação

..............................................................................................................................

Guarulhos

2016

                                                       

marcelo da silva ferraz

portfólio 01

 Processos de Fabricação

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia e produção da Faculdade ENIAC para a  disciplina  Processos de Frabrição

Prof°. Daniel Mariano.

 

Guarulhos

2016

[pic 2]

                                   

                              QUESTÕES DO CAPÍTULO 6

1 – Quais são os tipos desgastes e avarias que podem ocorrer em uma ferramenta de usinagem?Mostre os exemplos.

    Diversos são os tipos de desgaste e avarias que acontecem em uma ferramenta de usinagem.Antes de defini-los é importante diferenciá-lo.Desgate é a perda contínua e microscópica de partículas de ferramenta devido à ação de corte.As ocorrências são denomidadas de avarias.Tipos de desgaste e avarias:  

- Desgate frontal(ou de flanco: Ocorre na superfície de folga da ferramenta causado pelo contato entre ferramentas e peça.É o mais comum dos tipos de desgates.Todo processo de usinagem causa desgate frontal.A medida que este desgate ocorre,a arreta de corte se retrai e,consequentemente,a dimensão da peça usinada muda .Em geral é incentivado pelo aumento de velocidade de corte.Porém,quando se tem a formação da eresta postiça de corte o aumento da velocidade de corte pode diminuir a taxa de crescimento de desgaste.

- Desgate de entalhe:Em algumas ocasiões,também ocorre a formação destes desgaste nos dois extremos de contato entre a superfície de folga e a peça.Este tipo de desgaste muda a forma da ponta da ferramenta e, com isso, influencia no acabamento da superfície usinada. Éincentivado pelo aumento da temperatura e velocidade de corte.

- Deformação plástica da aresta de corte:É um tipo de avaria ferramenta. Muitas vezes a pressão aplicada à ponta da ferremanta, somada à alta temperatura,gera deformação plástica da aresta de corte, que toma uma forma bem típica.tias deformações provocam deficiências do controle de cavacos e deterioração do acabamento superficial da peça.O crescimento dessa deformação pode gerar a quebra da aresta de corte. É evitado pelo emprego de uma ferramenta com maior dureza a quente e maior resistência à deformação plástica, ou pela mudança das condições de usinagem ou geometria da ferrramenta,visando diminuir a pressão e a temperatura de corte.

- Lascamento:É um tipo de avaria da ferramenta. Ao contrario do desgaste frontal e de cratera, que retiram continuamente partículas muitos pequenas da ferramenta, no lascamento partículas maiores são retiradas subitamente.Ocorre principalmente em ferramentas com material ou quando a aresta de corte é pouco reforçada. Prejudicam o acabamento da peça e, se continuam crescendo, provocam a quebra da ferramenta.

        - Trincas:São avarias provocadas pela variação da temperatura ou dos esforços mecânicos. Quando as trincas têm origem térmica (variação da temperatura), ocorre perpendiculalarmente a aresta de corte e quando têm origem mecânica  são parelelas à aresta. Alguns fatores que geram variaçãode temperatura   ou de esforços mecânicos na usinagem são:corte interrompido, acesse irregular do fluido de corte e variação da espessura de corte( típica do fresamento). O crescimento das trincas leva à quebra da ferramenta.

2 – Quais são as causas e as ações a serem tomadas para minimização de avarias e desgastes da ferramentas?

Vários são os fenomenos dos desgaste da ferramenta os principais são:

Aresta postiça de corte: Muitas vezes, durante a usinagem, pode-se formar na superfície  permanecendo aderente a aresta de corte, modifica seu comportamento com relação à força de corte, acabamento superficial da peça e desgaste da ferramenta. Em baixas velocidades de corte, a parte inferior do cavaco em contato com a ferramenta, sob a pressão de corte na zona de aderência, mantem esse contato sem movimento relativo por um espaço de tempo suficiente para soldar à ferramenta.

Abrasão mecânica(ou atrito): É uma das principais causas de desgaste da ferramenta. Tanto o frontal quanto o desgaste de cratera podem ser gerados pela abrsão, porém é mais proeminente no desgaste frontal, já que a superfície de folga atrita com um elemento rígido, que é a peça, enquanto a superfície de saida atrita com elemento flexível, que é o cavaco.

Aderência(atrition): Se duas supefícies metálicas são postas em contato sob cargas moderadas, baixas temperaturas e baixas velocidades de corte forma-se entre elas um extrato metálico  que provoca aderência. A resistência desse extrato é elevado a tal ponto que, na tentativa de separar as superfícies, ocorre rupitura em um dos metais e não na superfície de contato.

Difisão: A difusão entre  ferramenta e cavaco é um fenômeno microscópico ativado pela temperatura na zona de corte.

Oxidação: Altas temperaturas e presença de ar e água(contida nos fluidos de corte) gerem oxidação para a maioria dos metai.

3 – Quais são os principais causadores dos desgastes da ferramenta? Moste tos os exemplos e descreva-os.

Tipo de desgaste ou avaria

Possíveis causas

Ações para minimização

Desgaste de flanco

Velocidade de corte muito alta ou muito baixa(se a causa for a  presença de APC)Resistência insuficiente da

Ferramenta

Abrasão

Aresta postiça de corte

Redução da velocidade de corte seleção de classe de ferramenta mais resistente ao desgaste

Aumento de velocidade de corte se o desgate for causado pela APC

Desgaste de entalhe

oxidação

Seleção de fluido de corte com agentes oxidantes

Redução da velocidade de corte

Deformação plastica

Altas temperaturas combinadas com altas pressões na região de corte

Seleção de classe de ferramenta com maior dureza e quente

Redução da velocidade de corte

Trincas de origem mecânica

Variação excessiva de esforço na aresta de corte

Seleção de uma classe de ferramenta mais tenaz

Redução do avanço

Suavização do primeiro contato da ferramenta com a peça

Aumento da estabilidade


Trincas de oringem térmica

Excessiva variação de temperatura

Seleção de classe de ferramenta mais tenaz

Corte a seco no fresamento

Lascamento

Classe da ferramenta muito frágil

Geometria da ferramenta muito fraca

Choque da ferramenta com peça

Seleção de classe de ferramenta mais tenaz

Aumento do ângulo do ponta,raio de ponta ou do ângulo de cunha(chanframento de aresta)

Suavização do primeiro contato da ferramenta com a peça

                           QUETÕES DO CAPÍTULO 7

1 – Os fatores que determinam a fixação de um determinado valor limite de desgaste são vários.A ferramenta deve ser retirada de uso quando?

Os fatores que determinam a fixação de um determinado valor-limite de desgaste para o fim da vida da ferramenta são varios. A ferramenta de ser retirada de uso.

Devido ao desgaste da superfície de folga da ferramenta, não é mais possível a obtenção de tolerâncias apertadas ou de bom acabamento superficiais da peça.Isso é crítico em operações de acabamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (334.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com