TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalações Hidraulicas Residenciais

Dissertações: Instalações Hidraulicas Residenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 6

Instalações Hidráulicas:

A instalação hidráulica é uma das etapas da construção onde mais ocorrem erros por falta de planejamento na hora de construir. Por isso, para evitar erros que podem ser caros na hora de consertar (ou até mesmo impossíveis) devemos gastar um tempo planejando.

Tudo começa pela caixa de água posicionada na laje ou no forro da construção, deve ser deixado duas saídas de canos numa laje, que no futuro são ligados na caixa d’água. Um cano com 1 e 1/2 polegada para o vaso sanitário, e outro de 3/4” para o restante da casa.

Quando usamos um vaso sanitário com uma caixa de descarga, pode levar a água até ela através da tubulação de 3/4”, porém se pretende utilizar um vaso com válvula de pressão, o ideal é a colocação do tubo de 1 e 1/2”. Se tiver o tubo de 1 e 1/2” e colocar um vaso com caixa de descarga, fazer uma redução para 3/4”.

O tubo que atende todo o resto do sistema é de 3/4”. Antigamente, fazia-se a redução para 1/2” um pouco antes das saídas, mais hoje isso é feito com o simples uso de uma luva no momento da instalação.

Devemos usar um registro para cada tubo que sair da caixa d’água. Alguns construtores usam um cano de 3/4” exclusivo para servir o chuveiro (também com registro).

As respectivas instalações dos aparelhos, torneiras e mesmo da caixa de água encontram-se definidas no tópico colocação de sanitários:

A tubulação principal será de 3/4”, havendo uma redução na luva para 1/2” nos aparelhos:

• Lavatórios (pia do banheiro);

• Bidê;

• Tanque de lavar roupa;

• Filtro;

• Torneira do jardim;

Não haverá necessidade de redução para:

• Banheira;

• Pia da cozinha.

Quanto ao chuveiro, dependerá do tipo a ser usado. Alguns não exigem redução e fornecem água farta mas sem pressão, outros para fornecer água com pressão (tipo ducha), precisam de redução.

Caso pretender em colocar aquecedor, pode manter o mesmo tubo de 3/4” sem redução.

A instalação hidráulica não requer maiores habilidades, mais é necessário agir com atenção. A partir do cano de 3/4”, deixado na laje, devemos puxar os demais canos, colocando curvas se necessário. Os canos seguiram dentro da parede, em um canal previamente aberto, ao rosquear os canos, use a fita apropriada (tipo teflon), para evitar vazamentos futuros. Na ausência da fita, pode-se utilizar vedajunta, mais o trabalho deve ser cuidadoso.

O cuidado que devemos ter agora, quando da colocação dos canos, pode poupar inúmeros aborrecimentos futuros. Não devemos ser apressados e devemos verificar bem as conexões, se houver dúvidas, se tiver a menor possibilidade de vazamentos, é melhor refazer a etapa do que ser forçado a quebrar a parede depois de pintada.

Seguindo a planta e estas instruções, faremos a instalação com facilidade. O dado importante é saber antecipadamente onde as coisas serão instaladas. Em relação a altura, obedeça ao seguinte:

Vaso sanitário- 30 cm

Banheira- 50 cm

Lavatório- 60 cm

Bidê- 15 cm

Chuveiro- 210 á 239 cm

Pia de cozinha- 120 cm

Descarga comum- 120 cm

Descarga tipo Montana- 140 cm

Descarga tipo primor- 130 cm

Tanque de lavar roupa- 120 cm

Filtro- 75 cm

Registro banheira- 75 cm

Registro chuveiro- 130 cm

As alturas acima são a partir do piso (considerado pronto). Desta forma ao fazer instalação antes do acabamento do piso, de uma diferença de pelo menos 5 cm (a mais) nas alturas discriminadas na tabela. Repetimos a necessidade de um cuidade com as conexões para evitar infiltrações nas paredes.

Rede de Esgoto:

Caixa Sifonada:

A caixa sifonada é uma caixa de coleta de água que funciona como sifão e impede o mau cheiro no banheiro. Ela é colocada no piso, e recebe as águas servidas do lavatório, do chuveiro pra fazer ligação com tubos maiores do sistema. E a parte de dentro fica sempre cheia de água pra impedir que o cheiro do esgoto entre em casa. É preciso colocar sifão nas pias, lavatórios e também ralos sifonados no piso. Eles são dos mais diversos tipos de tamanhos, mas todos funcionam como a caixa sifonada: evitam que o mau cheiro entre.

Tubos e Conexões:

Os tubos e as conexões são de PVC, o material mais indicado pra qualquer instalação de esgoto. Os tubos são de vários diâmetros que você vai

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com