TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalações hidraulicas

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTALAÇÕES HIDRAÚLICAS E SANITÁRIAS PREDIAIS

ANTONIO MARCOS TAVARES DE AGUIAR

Projeto de instalações de água fria

FACULDADE SANTO AGOSTINHO  - FASAVIC Trabalho da disciplina Instalações Hidráulicas e Sanitárias Prediais para obtenção de nota da I Unidade do 7º Período do turno da Noite.

Orientador: Professor Jackson.

Vitoria da Conquista, Março de 2018.

Objetivo

O objeto deste trabalho é, em primeiro lugar, atender as exigências do Orientador da disciplina na realização de um projeto de uma residência unifamiliar, onde devemos demonstrar as características de utilização de reservatórios e de que forma podem influenciar no cálculo dos mesmos. Observar os pontos de utilização, localização onde serão colocados os reservatórios, canalizações, pontos de uso e a quantidade de pessoas que o sistema suportará e as formas de cálculo.

Todos os procedimentos devem atender a NBR 5626, que é o instrumento normativo que auxiliam o correto dimensionamento do reservatório, além de outros procedimentos que são regulamentados pela normal.

Conforme informado em sala de aula, o abastecimento deve ter 2 (dias) garantidos de abastecimento, atendendo a capacidade máxima suportada pela residência ou empreendimento e também calcular a reserva técnica de incêndio. Onde precisamos conhecer que esta reserva deve ser próxima do reservatório superior para que, em caso de falta de energia elétrica, o abastecimento não seja paralisado onde a água poderia ser usada por gravidade, economizando também energia.

Faremos cálculos para verificação do consumo diário per-capta, para a quantidade total dos moradores da residência.

Conforme solicitado, anexaremos as plantas baixas, planta de localização, além  de cortes isométricos das áreas molhadas.

Objetivo Específico

Classificar o tipo de edificação conforme o código e obras de Vitoria da conquista – BA.

Falar qual sua finalidade e capacidade, assim como o número de pessoas que a edificação comporta, conforme  tabela para cálculo dos habitantes por moradia, conforme orientação do professor. Definir o tipo de abastecimento que será usado atendendo o que está descrito nas normas. Indicar a localização da residência mostrando em planta baixa e com corte longitudinal.

MEMORIAL DESCRITIVO

Tipo de edificação:

Casa térrea de pavimento único de padrão médio

Utilização:

Residência unifamiliar

Capacidade atual e futura:

Residência padrão futura para quatro habitantes, atualmente, para um casal com um filho.

Tipo de sistema de abastecimento:  

No sistema direto, as peças de utilização do edifício estão ligadas diretamente aos elementos que constituem o abastecimento, ou seja, a instalação é a própria rede de distribuição. No empreendimento escolhido o reservatório é alimentado diretamente pelo sistema de abastecimento, com ou sem bombeamento, ou por um reservatório inferior com bombeamento. Utilizado o tipo de sistema indireto.

Sistema de Distribuição:

A água do Reservatório superior alimentará toda a instalação de água da residência. Há o método direto, que é quando a água é ligada diretamente da concessionária local de abastecimento, onde ela é a responsável por fornecer a água. Neste aspecto é importante salientar que em caso de falha no sistema, o fornecimento ficará prejudicado. O outro método é a residência possuir condições de armazenar água através de um reservatório e para isto é necessário calcular a capacidade deste seguindo as normas que são pré-definidas.  Neste caso, o sistema é indireto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (666.6 Kb)   docx (538 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com