TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentação

Por:   •  6/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 9

1)Escreva o princípio de funcionamento dos encoders? O encoder é um transdutor que converte um movimento angular ou linear em uma série de pulsos digitais elétricos.Esses pulsos gerados podem ser usados para determinar velocidade ,taxa de aceleração,distância,rotação,posição ou direção.O sistema de leitura é baseado em um disco (encoder rotativo),formado por janelas radiais transparentes e opacas alternadas.Este é iluminado perpendicurlamente por uma fonte de luz infravermelho,quando então,as imagens das janelas de luz em pulsos elétricos .Os encoders podem ser divididos em incrementais e absolutos.

2)Qual a diferença,quanto ao princípio de funcionamento,entre um encoder incremental e um absoluto? O princípio de funcionamento de um encoder absoluto e de um encoder incremental é bastante similar,isto é,ambas utilizam o princípio das janelas transparentes e opacas,com estas interrompendo um feixe de luz e transformando  pulsos luminosos em pulsos elétricos.Mas o encoder absoluto possui um importante diferencial em relação ao encoder incremental:A posição do encoder incremental é dada por pulsos a partir do pulso zero,enquanto a posição do encoder absoluto é determinada pela leitura de um código e este é único para cada posição do seu curso.

3)Cite três aplicações para encoders? As três principais aplicações dos encoders são:

→Em eixos de máquinas ferramentas cnc;

→Em eixos de robôs;

→Controle de velocidade de posicionamento de motores elétricos.

4)Cite uma vantagem e uma desvantagem para o encoder incremental quando comparado com um encoder absoluto?  A desvantagem do encoder incremental é de que quando à uma queda de luz é preciso ir até o ponto zero já o encoder absoluto ele grava o código no disco do encoder assim não perde a real posição e a vantagem  do encoder incremental.

5)Para que tipo de material podemos utilizar os sensores indutivos? Para materiais como aço doce,aço inoxidável,latão,cobre e alumínio.

6)Na maioria dos casos reais,podemos considerar o objetivo a ser detectado por um sensor como sendo similar ou alvo padrão? (sim ou não?)

7)O que é fator de correção? Fator de correção ou como também é conhecido fator de redução é usado para determinar o alcance quando se quer detectar outros materiais que não o aço doce padrão.

8)Cite duas orientações básicas,na hora de especificar um sensor indutivo,no que se refere ao tamanho e à forma do objeto a ser detectado? Os seguintes pontos devem ser usados como orientação geral quanto ao tamanho e à forma de um objeto:

→Alvos planos são preferíveis;

→Alvos arredondados podem diminuir o alcance;

→Alvos menores que a base ativa tipicamente reduzem o alcance;

→Película,folhas e filmes metálicos podem aumentar o alcance;

→Materiais não ferrosos normalmente diminuem o alcance.(Válido somente para as versões de sensores que detectam materiais).

9)Cite três aplicações para os sensores indutivos? Algumas aplicações típicas são esteira transportadora industria de petróleo (posição de registro) e ferramentas e maquinários.

10)Descreva o princípio de funcionamento dos sensores ópticos? Os sensores ópticos são compostos por uma câmera ccd (dispositivo de carga acoplada).Essa câmera ccd consiste simplesmente  em uma série de diodos sensíveis a luz chamados fotolitos. Normalmente o dedo é colocado em uma placa de cristal e a câmera tira uma foto. A vantagem desse sensor é preço baixo e a desvantagem é que são mais fácil de burla.

11)por que é feita uma “ modulação ” do LED? Para aumentar o alcance de um detector fotoelétrico, a quantidade de corrente que o led conduz deve ser aumentada.Assim sendo ,nos detectores fotoelétricos,o emissor é comutado rapidamente ,interrompendo-se sua corrente numa cadência acelerada chamada de modulação do emissor do led.

12)Explique o princípio dos sensores óptico tipo barreira? Também conhecido como feixe transmitido ou feixe direto.nesse tipo de detecção o emissor e o receptor estão contidos em corpos separados.Estas duas unidades são posicionadas opostamente uma à outra ,de modo que a luz do emissor atinja diretamente o receptor.o alvo deve interromper o feixe entre o emissor e receptor.

13)Cite uma vantagem e uma desvantagem dos sensores ópticos tipo barreira? As vantagens do sensor óptico tipo barreira são elas:

→Podem detectar pequenos objetos e longas distâncias (maior alcance);

→Alta margem em ambientes contaminados;

→A saída não é afetada por reflexões de superfície secundaria.

As desvantagens do sensor óptico tipo barreira são elas:

→Mais caro,devido a exigência do emissor e receptor em separado;

→Necessita de duas conexões elétricas em separado;

→Não detecta objetos completamente transparente.

14)Explique o princípio dos sensores ópticos tipo retro-reflexivo? O feixe retro-reflexivo é o modo da detecção mais popular.Um detector com feixe retro-reflexivo contém tanto o emissor quanto o receptor em um mesmo corpo.O feixe de luz gerado pelo emissor é refletido por um objetivo refletido especial e detectado pelo receptor.O alvo é detectado quando ele bloqueia o feixe de luz.

15)Cite uma vantagem e uma desvantagem dos sensores ópticos tipo retro-reflexivo? Vantagens do sensor ópticos do tipo retro-reflexivo são:

→É mais barato que o feixe transmitido porque afiação é mais simples (corpo único);

→Maior facilidade de instalação que o tipo barreira ,pois possui corpo único e é fácil alinhamento.

As desvantagens do sensor óptico do tipo retro-reflexivo são:

→Possui alcance mais curto que o feixe transmitido (tipo barreira);

→Pode não detectar objetos brilhante;

→Uma possível falha no emissor é avaliada como detecção de um objeto.

16)Explique o princípio dos sensores ópticos tipo difuso-refletido? O emissor e o receptor estão numa única unidade. A luz emitida é refletida no próprio objeto a ser detectado,sendo espalhada pela superfície do alvo em todos os ângulos possíveis.Apenas uma pequena parte é refletida de volta e percebida pelo receptor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (574.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com