TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intercooler

Resenha: Intercooler. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Resenha  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  197 Visualizações

O intercooler é um dos principais componentes para melhorar a performance nos motores turbo, ele é uma espécie de radiador ou mais especificamente um permutador de calor tal como o radiador de um veículo.

Sua função é baixar a temperatura do ar que ganhou temperatura após ser comprimido pelo turbocompressor. Localizado entre o turbo e o coletor de admissão, quando o ar quente proveniente do turbocompressor, passa aquecido pelo seu interior ele é imediatamente arrefecido. Isso aumenta a sua oxigenação, reduz sua massa e, conseqüentemente, permite a entrada de maior quantidade de ar nos cilindros.

O modelo ar/ar é mais simples,troca calor com o ar ambiente, tem melhor eficiência a altas velocidades, maior  confiabilidade e menor manutenção, assim como o custo que é também menor. Deve estar localizado em uma posição que receba muito ar ambiente, do contrário, não terá utilidade

O modelo ar/água tem maior eficiência a baixas velocidades,utiliza um sistema de água pressurizada (totalmente individual do sistema de refrigeração do motor) para a troca de calor, provocam menor perda de pressão do turbo e a resposta do acelerador é melhor. Não necessita de cuidado quanto a sua localização.

Entrega uma maior massa de ar ao motor aumentando a potência do motor

Reduz as temperaturas e a carga térmica do motor podendo-se aumentar a pressão do turbo para valores mais elevados.

Economia de combustível

Maior vida útil do motor

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com