TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a computação

Por:   •  1/6/2017  •  Dissertação  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 10

Curso Bacharelado em Engenharia de Computação

1º Semestre de 2017

Introdução á Computação

Biografias dos Programadores: Brendan Eich e Tim Berners-Lee

Índice

Brendan Eich: páginas 4 – 5

    1.1.... Contexto Geral de Sua Vida.... Página 4

    1.2.... Acusação de Homofobia.... Página 5

Tim Berners-Lee: páginas 6 – 11

    2.1.... Contexto Geral de Sua Vida.... Páginas 6, 7, 8 e 9

    2.2.... Homem vs Máquina.... Página 10

    2.3.... O Futuro e a Integração de Dados.... Página 11

     

Bibliografia Geral: Página 12

Brendan Eich

1.1 Contexto Geral de Sua Vida

Nasceu em 1961 na cidade de Pittsburgh, no estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos. E é um programador de computadores tendo iniciado sua Carreira na Silicon Graphics, e trabalhando lá por sete anos em sistemas operacionais e sistemas de rede. Depois trabalhou por três Ano na MicroUnity Systems Engineering escrevendo microkernels e código para DSPs, desenvolvendo a primeira portagem do compilador GCC para MIPS R4000.

Adquiriu formação acadêmica na Santa Clara University, tendo se bacharelado em matemática e ciência da computação. Conseguindo seu diploma de mestrado em 1986 pela Illinois at Urbana-Champaign.

Ele é melhor conhecido por seu trabalho na Netscape e na Mozilla. Começou a trabalhar na Netscape Communications Corporation em abril de 1995, trabalhando no JavaScript (originalmente chamado de Mocha, depois LiveScript) para o navegador web Netscape Navigator.

Logo depois ajudou a fundar a mozilla.org em 1998, atuando como arquiteto chefe. Quando a AOL desativou a divisão para navegador Netscape em julho de 2003, Eich ajudou a fomentar a Mozilla Foundation.

Em agosto de 2005, após atuar como líder de tecnologia e como membro do quadro de diretores da Mozilla Foundation, Eich tornou-se CTO da recém-fundada Mozilla Corporation.

Atualmente, Eich é um dos desenvolvedores mais respeitados do mundo, por conta de sua criação, o JavaScript. Em 2012 Brendan Eich esteve no Brasil para participar da segunda edição da BrazilJS Conf e agora está de volta ao país na comemoração dos 20 anos do JavaScript. A data será comemorada na quinta edição do Brazil JS Conf.

1.2 Acusação de Homofobia

Em 03/04/2014, o Então presidente da Fundação Mozilla, Brendan Eich, renunciou depois de ter sido acusado de homofobia pelo site de relacionamentos OkCupid.

O site afirma que em 2008 o CEO da fundação teria doado mil dólares em apoio a um projeto de lei estadual na Califórnia, chamado Prop 8, que pretendia barrar o casamento gay. Sua Biografia foi retirada do site da Mozilla. O OkCupid divulgou um comunicado contra o CEO e sugeriu que seus usuários optem por outros navegadores, como o Internet Explorer, o Google Chrome ou o Opera.

Logo ele tomou posse, funcionários da Mozilla fizeram pedidos públicos para que Eich renunciasse por conta da doação para  a campanha contra o casamento gay. E com ele, metade da mesa de diretores da companhia renunciou, mas os motivos não foram divulgados. “Sou funcionário da Mozilla e peço que Brendan Eich renuncie ao cargo de CEO”, escreveu o funcionário Chris McAvoy.

Eich foi escolhido para presidir a Fundação Mozilla em 24 de março e deixou o cargo após a polêmica. "Eich decidiu deixar o cargo de presidente da fundação. Ele tomou esta decisão pela Mozilla e pela nossa comunidade", disse Mitchell Baker, executiva da fundação em comunicado.

Timothy John Berners-Lee (TimBL ou TBL)

2.1 Contexto Geral de Sua vida

Nasceu na cidade de Londres na Inglaterra no dia 8 de junho de 1955, filho de Conway Berners-Lee e Mary Lee Woods. Sendo um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. É o criador da World Wide Web, tendo feito a primeira proposta para sua criação em 25 de março de 1989. Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet.

Estudou na escola primária Sheen Mount e depois na Emanuel School em Londres, de 1969 a 1973. Depois estudou no The Queen's College, em Oxford, de 1973 a 1976, onde diplomou-se em Física.

Berners-Lee é o diretor do World Wide Web Consortium (W3C), que supervisiona o desenvolvimento continuado da web. Também é o fundador da Fundação World Wide Web e é um pesquisador sênior e titular e fundador da cadeira de 3Com no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT (CSAIL). É um diretor da The Web Science Research Initiative (WSRI) e um membro do conselho consultivo do Centro de Inteligência Coletiva do MIT. Em abril de 2009, foi eleito como membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, sediada em Washington, D.C.

Em 2004, Timothy venceu o Millennium Technology Prize, o que lhe rendeu um milhão de euros.

Em 2017 foi agraciado pela Association for Computing Machinery (ACM) com o Prêmio Turing de 2016, considerado o "Nobel da Computação".

Enquanto atuava como um contratante independente no CERN, de junho a dezembro de 1980, Berners-Lee propôs um projeto baseado no conceito de hipertexto para facilitar a partilha e atualização de informações entre os pesquisadores. Enquanto isso, ele construiu um protótipo de sistema denominado ENQUIRE. Depois de deixar o CERN, em 1980, foi trabalhar na John Poole'sImage Computer Systems Ltda; em  Bournemouth, na Inglaterra, mas retornou ao CERN em 1984 como efetivo. Em 1989, o CERN foi o maior nó da internet na Europa, e Berners-Lee viu a oportunidade de unir hipertexto com internet: "Eu só precisei tomar a ideia de hipertexto e conectá-la às ideias de Transmission Control Protocol e Domain Name System e - ta-da! - A World Wide Web". Ele escreveu a sua proposta inicial em março de 1989, e em 1990, com a ajuda de Robert Cailliau, produziu uma revisão que foi aceita pelo seu empresário, Mike Sendall. Ele usou ideias semelhantes àquelas subjacentes ao sistema ENQUIRE para criar a World Wide Web, para o que ele projetou e construiu o primeiro navegador da Web, que também funcionava como um editor (World Wide Web, rodando no sistema operacional  NEXTSTEP) e o primeiro servidor Web, o CERN httpd (abreviação para Hyper Text Transfer Protocol Daemon).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com