TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intrumentação

Por:   •  6/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Sensores de Pressão Capacitivos

Ele é dividido na parte de sensor e na parte de processamento, sendo que aparte de sensor é dividida em: um sensor capacitivo, oscilador ressonante, compensador térmico, memória de armazenamento. E a parte de processamento é dividida em memória de armazenamento, memória RAM, processador matemático alimentação do sistema, tela  LCD.

O sensor capacitivo e o oscilador ressonante, funcionam de acordo com um circuito RLC (resistência, indutor, capacitor) que tem depois de alimentado, carrega o capacitor até seu nível de campo elétrico seja máximo, descarregando então essa carga no indutor, que aumenta seu campo magnético enquanto o capacitor diminui o campo elétrico. Quando o campo magnético é máximo, o capacitor carrega novamente, porém com sentido invertido e repetindo o processo. Esse fenômeno forma um senóide que se define por uma equação diferencial, ao alterarmos a capacitância (que altera conforme a pressão, lembrar do trabalho 1), essa equação diferencial se altera e a partir dessa alteração, temos uma medida precisada pressão.

O compensador térmico, faz com que o sistema suporte altas variações na temperatura, enviando sinais analógicos que serão interpretados pelo processador e transcritos em sinais digitais para a compensação da temperatura.

A memória de armazenamento, é formada por uma EEPROM, que nada mais é que um local onde, após informados os dados tecnológicos de funcionamento de seu sistema, ela grava para que ao se desligar o sensor e liga-lo novamente o operador não tenha que informar novamente os dados. Ela fica ligada logo após o oscilador ressonante e o compensador térmico, assim, o processador pode fazer uma comparação entre o que está sendo medido e evita erros na medição.

O processador é dividido em processador matemático, que faz a leitura da equação diferencial e mede a qual nível de pressão esse sinal é referente. O modem, que funciona com um sistema mestre-escravo, que, apenas após um sinal enviado pelo processador é que haverá a leitura dos dados para a medição. Tela LCD, que nada mais é do que uma IHM (interface homem máquina) para que haja a programação local do sensor, porém o fabricante envia junto com o sensor um software para que possa se fazer a programação por computador e depois enviada para o sensor. E o PWM, que é o sinal de saída modulado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com