TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jonasdonizete

Tese: Jonasdonizete. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  2.435 Palavras (10 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 10

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ECONOMIA

Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera de Valinhos , como exigência da disciplina de Economia. Orientadora: Prof. Naor Garcia Filho.

Valinhos

2013

AVALIAÇÃO

_________________________

Profº Naor Garcia Filho

Nota

RESUMO

A atividade colaborativa é uma atividade elaborada em forma de estudo de caso, situação-problema, projeto, e é realizada com o seu grupo virtual. O objetivo é estimulá-lo a resolver uma tarefa por meio da discussão com os membros de seu grupo, promover a troca de idéias e a construção do conhecimento.

SUMÁRIO

RESUMO 04

SUMÁRIO 04

INTRODUÇÃO 06 07 08

1 Desenvolvimento 09

1.1 Aula Tema 01 10

1.2 Aula Tema 02 11

1.3 Aula Tema 02 12

1.3 Aula Tema 02 13

1.3 Aula Tema 03 14

1.3 Aula Tema 04 15

1.3 Aula Tema 05 16

1.3 Aula Tema 06 17

1.3 Aula Tema 07 17

1.3 Aula Tema 07 18

1.3 Aula Tema 08 19

CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS 21

INTRODUÇÃO

Ao longo desta atividade colaborativa, abordamos diversos assuntos referentes ao planejamento das organizações e seus métodos de gestão , tecnologias de gestão são alguma das ferramentas de informação que utilizamos para poder observar a empresa e seus processos como um todo, afim de alcançar a eficácia efetiva, e atingir seus objetivos.

Estudamos também o 5S que é um sistema de otimização de rotinas e organização para melhoria de um ambiente e consequentemente a melhoria naquele determinado processo.

Temas como Benchmarketing e Open Book Management são comuns no mundo corporativo. O primeiro se refere a uma técnica de gestão o qual tem por objetivo obter informações reais de seus concorrentes, afim de trabalhar suas melhorias nos processos administrativos em geral. Já o segundo termo, Open Book Management, traduzindo significa administração como um livro aberto, que é entendido como o envolvimento de todos os envolvidos nos processos administrativos, com suas responsabilidades, mas todos considerados importantes.

Outras idéias que norteiam o trabalho de um administrador são a reenhengaria, que permite reinventar e inovar a organização empresarial, o empowerment, que significa empoderamento em português, mas que se aplica como sendo o meio, ou forma, de como por em prática a reengenharia, e por fim a gestão horizontal, que de modo simples, preza por uma administração com poucos níveis hierárquicos.

Uma percepção que o gestor pode e deve fazer uso é do conhecimento individual de cada um de seus colaboradores usado em prol do conhecimento organizacional, mas tendo em mente que seus colaboradores devem estar bem armados de conhecimentos individuais.

Afim de paupavelmente organizar todas estas idéias e informações, os sistemas de informações gerenciais são aliados indispensáveis para um gestor e sua empresa como um todo. Eles demonstram resultados, prevêem estimativas, organizam dados e põem em prática estratégias.

E não podendo deixar de abordar o uso das ferramentas únicas e mais poderosas, que são o BSC – Balanced Scorecard, que no português pode ser entendido como medição e gestão do desenvolvimento, e o outro facilitador, o Seis Sigma, este mais ligado ao aspecto especifico de identificação e avaliação operacional em prol de melhorias no processo de qualidade.

Assuntos constantemente presentes na rotina dos administradores e gestores é a questão de assuntos que envolvam qualidade e estratégias, as quais auxiliam as empresas a estabelecerem meios de aumentar sua competitividade no atual mercado, visando a melhoria continua através de níveis indicadores de qualidade, os quais mostram onde as atividades precisam ser e estarem focadas. O que em outras palavras quer dizer que a empresa precisa estar destacada, mas acima de tudo posicionada no mercado, ter e/ou ser um diferencial.

Para a implantação do BSG, por exemplo, é necessário que a empresa esclareça e traduza sua visão bem como suas estratégias, crie e comunique suas vinculações, estude e estabeleça metas claras e faca uso constante de feedback estratégico, focando sempre o aprendizado e crescimento organizacional, avaliação financeira e satisfação dos clientes. Isso tudo através de uma visão global e acompanhamento das ações para que sejam desenvolvidas com eficiência.

Já o conceito do Seis Sigma vem relacionar a gestão pela qualidade, com ênfase nas fases de definir, medir, analisar, melhorar e controlar, com foco em problemas reais diretamente ligados ao desempenho atual, atuando como agente de mudança e inovação.

Com a correta utilização deste método, a empresa reduz custos na correção de defeitos de fabricação, por exemplo, diminui o tempo de ciclo e a entrega final do projeto/produtos, aumento da produtividade, resultando finalmente em maior margem de lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com