TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kick e blowout

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE

Bruna Fernandes

Guilherme Baião Guerreiro

João Alexandre Gomes

Juliana Reis

Nathalia Oliveira

Thailine Oliveira

Thallyta Fogaça

Kick e Blowout: Consequências econômicas e medidas preventivas.

Salvador

2015

Bruna Fernandes

Guilherme Baião Guerreiro

João Alexandre Gomes

Juliana Reis

Nathalia Oliveira

Thailine Oliveira

Thallyta Fogaça

Kick e Blowout: Consequências econômicas e medidas preventivas.

Trabalho acadêmico elaboradocomo requisito básico para a apresentação do mesmo no Curso de Engenharia de Petróleo e Gás.

Orientador (a):Professor Raul Santos.

Salvador

2015

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        

2        JUSTIFICATIVA        

3        OBJETIVOS        

4        METODOLOGIA        

5        REFERENCIAL TEÓRICO        

6        RESULTADOS ESPERADOS        

7        CRONOGRAMA        

8        REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

        Primeiro passo da perfuração de poço de petróleo é cravar o condutor, após isso se tem a perfuração da primeira fase seguida do revestimento e a cimentação. Ao termino da perfuração de todas as fases o poço é abandonado até que haja a completação.

        Para realizar a completação de um poço é necessário primeiramente aplicar a perfilagem do poço e realizar a sua manutenção se necessário, depois se testa com água se existe vazamento de fluido para a formação. A segunda etapa é o processo de descer o canhão junto com a coluna de produção e efetuar o canhoneio.  

Quando se está perfurando ou completando um poço de petróleo, um dos processos mais importantes é garantir que nada permute do ambiente interno do poço para o ambiente externo, pois o material trabalhado dentro do poço pode ser nocivo ao meio e também causar acidente.

A cerca deste tema, os hidrocarbonetos da formação podem adentrar o poço desregulando a pressão interna, que pode ser um Kick, que se não for previsto e reparado com rapidez pode se tornar um Blowout.

  1. JUSTIFICATIVA

O trabalho tem por função analisar as eventualidades do blowout direcionada para as perdas econômicas, tais como quantidades de barris perdidos e reparos estruturais e danos causados ao meio ambiente, juntamente com: estudos sobre os fatores que causam Kick e blowout bem como métodos e estratégias para evitá-los.

  1. OBJETIVOS

Tem-se como principal objetivo estudar a relação entre o Kick e Blowout esuas perdas econômicas e os impactos ambientais, consequências econômicas e medidas preventivas.


  1.  DESENVOLVIMENTO

Existem na indústria de produção do petróleo, dois acidentes que podem minarnão só anos de trabalho e investimento como também vidas  humanas e animais.

Além dos riscos que rodeiam todas as fases do trabalho de perfuração, o Kick e o Blow Out são os mais temidos pois geram sérios impactos ambientais e na economia da(s)  empresa(s) envolvida(s).

Inicialmente é necessário o esclarecimento do que se tratam tais acidentes e seus impactos iniciais.

O Kick  nada mais é do que o fluxo indesejado dos fluidos da formação para dentro do poço sem estar na fase de produção, ou seja, devidamente preparado e equipado para receber o fluido. Geralmente ocorre quando há falha na operação de controle de poço ou no revestimento e cimentação não foram bem projetados e, não se percebe ou evita-se um diferencial de pressão entre formação e poço onde neste caso, a formação literalmente invade o poço.

O Blow Out é a evolução de um Kick que não foi controlado. Neste caso o fluido da formação que invadiu o poço, chega até a superfície em função do excesso de pressão da formação sobre a lama de perfuração e consequentemente sobre o poço.  Como o fluido é altamente inflamável o simples calor causado pelo atrito ou qualquer fonte de ignição pode levar à explosão contínua com labaredas altas que com certeza exterminará tudo que houver no caminho incluído plataformas e uem estiver embarcado nelas.

  1. Fatores de identificação do Kick

A prevenção do Kick impede a ocorrência de um Blow Out. Para isso, é necessário conhecer os fatores que podem indicar a ocorrência de um Kick antes de sua evolução. São eles:

- Aumento de volume de fluido nos tanques: A circulação de fluido é um sistema fechado, se há aumento do volume de fluido, significa que o fluido da formação está se misturando à lama de perfuração;

- Existência de fluxos mesmo com as bombas desligadas: Em função da pressão da formação, continua ocorrendo invasão de fluido na circulação da lama;

- Aumento do fluxo de retorno: Vazão de retorno maior que a vazão de injeção;

- Aceitação de volumes impróprios de fluido pelo poço durante manobras:A observação do volume de fluido durante as manobras é um importante indicador de Kick.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (353.3 Kb)   docx (378.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com