TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kjlkj

Artigos Científicos: Kjlkj. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 4

ORIENTAÇÃO IMPORTANTE: Pesquisas são sempre muito bem-vindas no meio acadêmico, porém a citação das fontes pesquisadas é ainda mais fundamental. As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático ou de outras fontes não citadas serão desconsideradas. Cite todas as fontes utilizadas de acordo com as normas da ABNT.

(Acesse o PDF do livro didático: “Trabalhos acadêmicos na Unisul”: <http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/daac2693-5844-4aa1-84da-a992a3846b25/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2013.pdf?MOD=AJPERES> e veja como realizar citações e referências).

Você estudou na unidade de aprendizagem de Comunicação Promocional que Bordenave (1983, p. 9) ao descrever a comunicação como processo, o faz de maneira quase poética, porém não menos profunda:

Processo tão natural como beber água ou caminhar, a comunicação é a força que dinamiza a vida das pessoas, e das sociedades: a comunicação excita, ensina, vende, distrai, entusiasma, dá status, constrói mitos, destrói reputações, orienta, desorienta, faz rir, faz chorar, inspira, narcotiza, reduz a solidão e — num paradoxo digno de sua infinita versatilidade — produz até incomunicação.

No caso específico dessa unidade de aprendizagem, focamos na comunicação do ponto de vista mercadológico, promocional. E nesse caso tanto organizações com ou sem fins lucrativos precisam se comunicar. Tendo em vista essa introdução, faça o que se pede a seguir.

QUESTÃO 1.

Você deverá escolher uma organização (real ou fictícia; com ou sem fins lucrativos) e responder toda a questão (1.1; 1.2; 1.3 e 1.4) sempre sobre essa organização. Use a sua criatividade e os conhecimentos adquiridos nessa unidade de aprendizagem.

1.1). Escolha uma organização (real ou fictícia) e descreva-a brevemente em cerca de 05 linhas (nome da empresa, ramo de atuação, qual(is) produto(s) ou serviço(s) oferece; qual é o seu posicionamento no mercado; principais concorrentes; possíveis clientes; etc.). (1,0 ponto)

R. Vou escolher a Cooperativa de Credito Sicoob/Credija, atua no ramo de prestação de serviços financeiros, oferece produtos como empréstimos, financiamentos e serviços como seguros, previdência privada e consórcios, ocupa uma posição de destaque, tendo 15% da movimentação financeira da região aonde atua, podemos considerar como principal concorrente o Banco do Brasil, e como clientes potenciais podemos citar qualquer pessoa física ou jurídica com alguma fonte de renda.

1.2). O próximo passo é você elaborar um plano de comunicação de marketing para a organização descrita por você na questão anterior. (4,0 pontos)

Conforme Limeira (2004), o Plano de Comunicação de Marketing deve ser coerente com os objetivos de mercado e com as estratégias que envolvem o preço, o produto e praça (distribuição). São oito, na visão de Kotler e Keller (2006), as etapas que direcionam um bom resultado no desenvolvimento de uma comunicação: 1). Identificação da audiênica-alvo; 2). Determinação dos objetivos; 3). Elaboração da comunicação; 4). Seleção dos canais de comunicação; 5). Estabelecimento do orçamento; 6). Decisão sobre o mix de marketing; 7). Mensuração dos resultados da comunicação; e 8). Gerenciamento da Comunicação Integrada de Marketing.

R. Dentro da nossa organização temos diversos tipos de produtos e cada um tem uma característica especial, não tendo assim como fazer um plano geral, resolvi então focar em um plano para venda de consórcio.

A audiencia-alvo sao pessoas com perfil poupador de idade média empregados ou aposentados.

O nosso objetivo será o de aumentar as vendas em 30% neste primeiro semestre. Sobre a comunicação podemos utilizar as parcerias existentes com jornais impressos e rádios, para expressar uma mensagem de segurança, confiabilidade e instigar a realização de sonhos através deste produto por intermédio da própria Cooperativa, ainda na rádio criaríamos um jingle reforçando as mensagens anteriormente citadas.

Sobre os canais, vamos aproveitar a estrutura disponível e faremos as duas disponíveis, pois com a radio e jornais faremos a divulgação em massa, já com os atendentes, caixas e demais funcionários, faremos campanhas internas e pessoais também, fazendo o chamado boca a boca.

Para definir o orçamento utilizaremos o método "Objetivo/tarefa" já que assim utilizaremos de uma forma mais eficaz, mesmo correndo o risco de ter um orçamento elevado, já que acreditamos no retorno deste produto.

Sobre o mix de comunicação, dentre as seis maiores ferramentas de comunicação devemos dar maior ênfase na propaganda e na publicidade e acessoria de imprensa sem esquecer da venda pessoal e o marketing direto.

Para mensurarmos os resultados devemos fazer uma reunião mensal, aonde veremos os números se as metas foram ou não atingidas e com isso devemos ir ajustando o plano afinal de otimizarmos o resultado, e assim unimos o setor de venda com o setor de planejamento e marketing para um feedback.

1.3). Descreva quais são os elementos (EMISSOR, RECEPTOR, CANAL, MENSAGEM, RUÍDO e FEEDBACK) que compõem o processo de comunicação dessa organização. (3,0 pontos)

R. O emissor é a Cooperativa Sicoob/Credija, o qual enviar a mensagem. Receptor neste caso foram associados e clientes com um perfil descrito da questão anterior.

A mensagem e o canal serão enviados através das rádios, jornais e contato pessoal nas agencias e essa mensagem devera transmitir segurança, realização pessoal e familiar. Já os ruídos serão demais anúncios impressos no jornal e demais propagandas feita quase ao mesmo tempo nas rádios.

Já o feedback será sentido no momento da abordagem pessoal e nas reuniões de avaliação de resultados com todos envolvidos.

1.4). Nessa unidade de aprendizagem estudou-se sobre a ferramenta propaganda e sabe-se que durante o planejamento de uma campanha de propaganda é importante o desenvolvimento e a execução criativos. Nesse contexto você estudou a classificação de vinte caminhos criativos desenvolvidos por Bassat (2001). Agora descreva/explique pelo menos 02 propagandas utilizando dois caminhos criativos diferentes para a sua organização. (2,0 pontos)

R. Utilizaria o tipo "problema-solução" aonde mostraríamos um personagem que não consegue adquirir e nem economizar nada e não gosta de pagar juros, e teria seus problemas resolvidos através do nosso produto.

Outra forma que eu utilizaria é a "demonstração", mostrando simulações, de valores e parcelas para que as pessoas possam ter noção de como as parcelas cabem no seu orçamento.

...

Baixar como  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »