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Kojoiji

Artigo: Kojoiji. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  394 Visualizações

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3. A alienação intelectual, resultante da separação social entre trabalho material

(que produz mercadorias) e trabalho intelectual (que produz idéias). A divisão

social entre as duas modalidades de trabalho leva a crer que o trabalho material é

uma tarefa que não exige conhecimentos, mas apenas habilidades manuais,

enquanto o trabalho intelectual é responsável exclusivo pelos conhecimentos.

Vivendo numa sociedade alienada, os intelectuais também se alienam. Sua

alienação é tripla:

Primeiro, esquecem ou ignoram que suas idéias estão ligadas às opiniões e

pontos de vista da classe a que pertencem, isto é, a classe dominante, e

imaginam, ao contrário, que são idéias universais, válidas para todos, em todos

os tempos e lugares.

Segundo, esquecem ou ignoram que as idéias são produzidas por eles para

explicar a realidade e passam a crer que elas se encontram gravadas na própria

realidade e que eles apenas as descobrem e descrevem sob a forma de teorias

gerais.

Terceiro, esquecem ou ignoram a origem social das idéias e seu próprio trabalho

para criá-las; acreditam que as idéias existem em si e por si mesmas, criam a

realidade e a controlam, dirigem ou dominam. Pouco a pouco, passam a acreditar

que as idéias se produzem umas às outras, são causas e efeitos umas das outras e

que somos apenas receptáculos delas ou instrumentos delas. As idéias se tornam

separadas de seus autores, externas a eles, transcendentes a eles: tornam-se um

outro.

As três grandes formas da alienação (social, econômica e intelectual) são a causa

do surgimento, da implantação e do fortalecimento da ideologia.

A ideologia

A alienação se exprime numa “t3. A alienação intelectual, resultante da separação social entre trabalho material

(que produz mercadorias) e trabalho intelectual (que produz idéias). A divisão

social entre as duas modalidades de trabalho leva a crer que o trabalho material é

uma tarefa que não exige conhecimentos, mas apenas habilidades manuais,

enquanto o trabalho intelectual é responsável exclusivo pelos conhecimentos.

Vivendo numa sociedade alienada, os intelectuais também se alienam. Sua

alienação é tripla:

Primeiro, esquecem ou ignoram que suas idéias estão ligadas às opiniões e

pontos de vista da classe a que pertencem, isto é, a classe dominante, e

imaginam, ao contrário, que são idéias universais, válidas para todos, em todos

os tempos e lugares.

Segundo, esquecem ou ignoram que as idéias são produzidas por eles para

explicar a realidade e passam a crer que elas se encontram gravadas na própria

realidade e que eles apenas as descobrem e descrevem sob a forma de teorias

gerais.

Terceiro, esquecem ou ignoram a origem social das idéias e seu próprio trabalho

para criá-las; acreditam que as idéias existem em si e por si mesmas, criam a

realidade e a controlam, dirigem ou dominam. Pouco a pouco, passam a acreditar

que as idéias se produzem umas às outras, são causas e efeitos umas das outras e

que somos apenas receptáculos delas ou instrumentos delas. As idéias se tornam

separadas de seus autores, externas a eles, transcendentes a eles: tornam-se um

outro.

As três grandes formas da alienação (social, econômica e intelectual) são a causa

do surgimento, da implantação e do fortalecimento da ideologia.

A ideologia

A alienação se exprime numa “t3. A alienação intelectual, resultante da separação social entre trabalho material

(que produz mercadorias) e trabalho intelectual (que produz idéias). A divisão

social entre as duas modalidades de trabalho leva a crer que o trabalho material é

uma tarefa que não exige conhecimentos, mas apenas habilidades manuais,

enquanto o trabalho intelectual é responsável exclusivo pelos conhecimentos.

Vivendo numa sociedade alienada, os intelectuais também se alienam. Sua

alienação é tripla:

Primeiro, esquecem ou ignoram que suas idéias estão ligadas às opiniões e

pontos de vista da classe a que pertencem, isto é, a classe dominante, e

imaginam, ao contrário, que são idéias universais, válidas para todos, em todos

os tempos e lugares.

Segundo, esquecem ou ignoram que as idéias são produzidas por eles para

explicar a realidade e passam a crer que elas se encontram gravadas na própria

realidade e que eles apenas as descobrem e descrevem sob a forma de teorias

gerais.

Terceiro, esquecem ou ignoram a origem social das idéias e seu próprio trabalho

para criá-las; acreditam que as idéias existem em si e por si mesmas, criam

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