TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LDAP

Tese: LDAP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Tese  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Qual sua utilidade?

Permitir a centralização de gestão dos recursos da rede, visando simplificar a administração, backup e replicação.

Centralização é a palavra chave de todas as facilidades encontradas no uso de um serviço de diretórios.

O que é LDAP?

LDAP é um protocolo. Como todos os protocolos sua função é definir a forma de funcionamento de um serviço de diretórios especificando critérios, mecanismos e métodos para armazenar e fornecer informações. A versão 3 do protocolo é definida pela RFC 2251.

LDAP – "Lightweight Directory Access Protocol" (LDAP) ou Protocolo Leve de Acesso à Diretórios é um conjunto de protocolos desenhados para acessar informação centralizada em uma rede.

Esse conjunto de protocolos serve para interagir com o Serviço de Diretório. Assim as regras de acesso ao diretório estão definidas no LDAP. O LDAP é definido para uso em sistemas Cliente-Servidor permitindo a um cliente LDAP consultar ou alterar o diretório comunicando-se com o servidor LDAP. É multi-plataforma.

O servidor LDAP tem a função de verificar as credenciais do cliente, verificar se as informações solicitadas estão armazenadas neste servidor e permitir ou não que o cliente realize consultas e modificações. As formas de armazenamento dos dados, tipo de gerenciador de bancos de dados usado e sistema operacional de base não fazem parte do protocolo. Fazem parte da implementação específica do LDAP.

A manutenção de um cadastro centralizado de usuários é um grande desafio para o administrador de TI. A rotatividade de colaboradores e a mobilidade na hierarquia tornam difícil a manutenção de informações coerentes sobre determinado recurso de uma organização.

O grande número de sistemas e a heterogeneidade de plataformas faz com que a manutenção de senhas e identidades seja um grande desafio. É repetidamente motivo para escolha de senhas frágeis e vazamento de informações.

O uso do LDAP permite que colaboradores, aplicativos e recursos de rede possam usar informações armazenadas em um repositório central. Isso unifica os esforços de criação, manutenção da base de informações. O LDAP permite a consulta a informações cadastrais, o que permite sua utilização como agenda de contatos central da organização, um dos primeiros usos para o protocolo.

Como vantagens do LDAP podemos citar:

Por ser um padrão aberto, a interoperabilidade entre os diversos fornecedores é facilitada. Um cliente LDAP baseado em OpenLDAP pode perfeitamente realizar consultas e atualizações em um servidor de outro fornecedor que siga os padrões LDAP.

O LDAP é um protocolo. As implementações podem trazer novas interfaces e ferramentas de administração e consulta, mas os métodos básicos são definidos no protocolo;

API ("Application Programming Interface", Interface para Programação) bem definida e com suporte para diversas linguagens de programação;

Muito mais rápido que Sistemas de Bancos de Dados (considerando que atualizações são menos constantes que consultas);

Esquemas (regras para o armazenamento de dados) padronizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com