TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA

Tese: LIDERANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O gerenciamento de conflito é uma ferramenta insdispensável na área de Gestão. Verificamos no texto indicado a real necessidade da aplicação dessa ferramenta, pois um conflito deve ser identificado e gerenciado para não trazer transtorno ao ambiente de trabalho, esse gerenciamento afeta clima organizacional, pois ele está relacionado com a sensação das pessoas no ambiente de trabalho.

Vamos expandir sobre a importância da cultura organizacional que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados pelos membros da organização, fazendo com que uma organização se distingua da outra.

Qual a posição do lider em determinadas situações, já que liderar é habilidade de influenciar pessoas no sentido da realização das metas organizacionais.

2 DESENVOLVIMENTO

1. LIDERANÇA

A liderança feita por Fernando é Situacional, qual seja o líder assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade. A postura deste líder brota ante as diferentes situações que ele detecta no dia-a-dia. Possui um estilo adequado para cada situação, tem a conseqüência a reação do grupo é de segurança e motivação por certo tempo. Alem de que possui características emergente, esta diz respeito aquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aos objetivos diretamente relacionados a uma situação especifica. Por exemplo, num caso extraordinário, onde determinadas ações devem ser traçadas de imediato, têm como conseqüência: o grupo reage bem, participa, colabora, sabendo que se houver emergência, o líder saberá o que fazer. A organização como ambiente vivo de trabalho: a influências das relações humanas no ambiente de trabalho, Carla também apresenta os mesmos estilos de liderança do que o chefe substituído, uma vez que estes têm grande capacidade intelectual, são participativos e, de acordo com a situação, tomam medidas adequadas. Em relação à liderança, Carla agiu corretamente: foi participativa e liderava conforme as circunstâncias.

2. DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO

Antes de da conclusão cabe, aqui, conceituarmos o subtítulo acima: é um tempo muito importante pois a capacidade de respeitar diferenças e diversidade de valores é importante chave para o sucesso na gestão do comportamento organizacional. As organizações atuais precisam que os funcionários e gerentes tenham a percepção global e sensibilidade cultural. Isso não significa que todas devam atuar em terras estrangeiras, mas que estejam conscientes de como os acontecimentos globais podem afetar o bem-estar das organizações, que saibam lidar com pessoas de outras nações e culturas e que possam aprender rapidamente com as práticas organizacionais de outras partes do mundo. Por isso é importante ter-se presente as dimensões que caracterizam diferenças internacionais importantes, e perceber como essas diferenças interferem nas organizações e no comportamento organizacional.Carla foi escolhida para se chefe substituta por conter uma boa experiência na organização, além de que tinha potencial para exercer atividades que foram repassadas a ela, já que praticamente nenhuma delas tinha a gama de conhecimento para substituir Fernando. É necessário que cada um de nós possamos aprender a lidar com o “diferente”, respeitando o próximo e sendo flexíveis diante de determinadas circunstâncias.

3. ÉTICA

O assédio moral no trabalho é uma espécie de tortura psicológica infligida contra o trabalhador, quase sempre de forma repetitiva e prolongada no tempo, de modo a lhe minar as resistências psicológicas, de maneira que terminam por fazer aflorar as características mais negativas da vítima. Em outras palavras, o agressor consegue manipular o agredido de tal modo que este, ao fim e ao cabo, cometa "erros estratégicos", capazes até mesmo de justificar a sua despedida.

Por outro lado, o assédio moral é um fenômeno que sempre existiu, todavia, os seus contornos atuais, como instituto jurídico distinto, só surgiu a há muito pouco tempo. O tratamento humilhante dispensado a uma pessoa, ou mesmo a toda uma comunidade, com o objetivo de expulsá-la de um determinado ambiente é algo que, infelizmente, acompanha a história da humanidade. O exemplo mais emblemático é o da perseguição milenar do povo judeu.

No entanto, o mais comum é que o assédio moral ocorra naquelas instituições mais verticalmente hierarquizadas, em que as pessoas sejam obrigadas a conviver em um mesmo espaço delimitado, a exemplo dos quartéis, escolas, internatos, presídios, seminários e empresas O assédio sexual no trabalho é uma forma, igualmente, de violência psicológica, assim como o assédio moral no trabalho. Por seu intermédio, a vítima é perseguida no ambiente de trabalho, ou mesmo fora dele, com uma série de investidas de conotação sexual. Por outras palavras, ela é obrigada a receber, repetidamente, galanteios, olhares libidinosos, propostas de casamento etc. Ela pode chegar, inclusive, a ser bolinada.

Se o assediador for o chefe da vítima, geralmente, a esta é proposta uma promoção, na qual fica — implícita ou explicitamente — colocada a exigência de prestação de favores sexuais em contrapartida. O assédio sexual no trabalho, igualmente, pode se configurar sob a ameaça de represália como a remoção, o preterimento em lista de promoção ou mesmo a despedida.

Portanto, Ricardo assediou sua colega de trabalho nas duas formas, visto que este este atribuía à Carla características negativas e de forma repetitiva, verifica-se que Ricardo também fazia propostas sexuais a sua colega, chegando ao ponto de querer” tê-la” a força. Ressalto que um assédio moral poderá se dá independentemente do cargo que se ocupa, ou seja, se estes são colegas simplesmente sem hierarquia de chefia ou, nos casos mais comuns, o que se acontece é entre chefes e subordinados.

O Relacionamento Interpessoal nas empresas é hoje uma das maiores preocupações dos empresários. Percebe-se que os colegas de trabalho no caso em tela tinham inicialmente um bom relacionamento interpessoal, sendo este é um dos requisitos mais importantes na relação de trabalho, pois, logo após os dois terem discutidos acontecidos os assédios e o subordinado ter difamado Carla, o clima organizacional ficou tenso prejudicando principalmente a relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com