TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIMITE DE PLASTICIDADE E LIMITE DE LIQUIDEZ DO SOLO

Por:   •  17/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

DEPARTAMENTO CAMPUS CARAÚBAS

CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS I

DOCENTE: Desiree Alves de Oliveira

DISCENTES: Antonio Tadeu de Oliveira Lopes

Cleio Rodrigo Paiva Rafael

Débora Laísy Pereira Estigarriga Menescal

Jandira Carla Rodrigues Nunes

Jeomar Marcio da Silva Morais

Maria Amanda da Silva Santos

Renata Samyla Matias Nogueira

LIMITE DE PLASTICIDADE E LIMITE DE LIQUIDEZ DO SOLO

CARAÚBAS- RN

2016

1. INTRODUÇÃO

O laboratório foi realizado no dia 18/08/2016, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Caraúbas/ Rn. O laboratório da disciplina de mecânica dos solos, teve o intuito de acrescentar no aprendizado dos alunos mostrando na prática o que foi visto na sala de aula. Neste trabalho desenvolveu-se um estudo sobre a determinação do limite de liquidez e o limite de plasticidade de um solo.

Uma das características mais importantes no estudo da engenharia é a consistência do solo, pois é ela que determina o comportamento do mesmo sob determinadas tensões e deformações. A compreensão do solo a ser utilizado auxilia na escolha do momento apropriado do uso das técnicas que proporciona um melhor funcionamento do solo, acarretando uma melhor conversação do mesmo. Plasticidade do solo (ou limite de consistência) é determinada através de dois ensaios: Limite de Liquidez (LL) e Limite de Plasticidade (LP).

O Limite de Liquidez é o teor de umidade, determinado pelo aparelho de Casagrande, que delimita a fronteira entre o estado líquido e plástico do solo. O aparelho Casagrande é formado por uma concha metálica onde uma manivela está acoplada no mesmo, no qual se move, fazendo-a cair sobre uma base sólida em uma certa quantidade de vezes, até que a ranhura padrão tenha um fechamento de 1cm, feita previamente no solo quando foi colocado na concha.

O Limite de Plasticidade é o teor de umidade que delimita o estado plástico do semi-sólido. É determinado através do teor de umidade suficiente para rolar uma porção do solo umedecido sobre uma placa de vidro, até que forme uma espécie de cilindro com 3mm de diâmetro e 10cm de comprimento.

Em estudos geotécnicos, a correlação entre o limite de liquidez e o limite de plasticidade. Através da diferença entre os valores do LL e LP é possível obter-se o Índice de Plasticidade (IP), que procura medir a plasticidade do solo e representa também a quantidade de água necessária a acrescentar ao solo, para que este passe do estado plástico para o líquido. Ou seja, quanto maior a porcentagem do IP, mais plástico será o solo.

Esses ensaios de Limite de Plasticidade e Limite de Liquidez são bastante utilizados em análise de solo para uso de fundações e construções de estradas.

2. MATERIAIS E MÉTODO

2.1 MATERIAL E EQUIPAMENTOS UTILIZADO

Peneira #40 (0,42mm)

Recipiente de porcelana

Espátula

Placa de vidro

Agua destilada

Capsula

Balança

Amostra de solo de aproximadamente 100g

3. PROCEDIMENTO DO ENSAIO

3.1 PREPARAÇÃO DA AMOSTRA

A amostra utilizada nos ensaios de LL e LP deve ser seca ao ar livre e destorroada a mão. Em seguida faz-se o peneiramento na peneira #40 (0,42mm) de uma fração da amostra e despreza-se o material retido. E a partir desse peneiramento retira-se 100g do material que passou na malha da peneira para ser utilizado nos demais ensaios.

3.2 ENSAIO DO LIMITE DE LIQUIDEZ

O ensaio do Limite de Liquidez é padronizado pela ABNT (NBR 6459) e é realizado através do aparelho de Casagrande. Com a amostra já preparada, despeja-se parte da mesma em um recipiente de porcelana e acrescenta-se água gradualmente até a sua homogeneização.

Coloca-se uma certa quantidade de solo que preencha aproximadamente 2/3 da concha do aparelho Casagrande e com um cinzel padronizado (para cada tipo de solo), faz-se uma ranhura no meio da pasta de solo. Em seguida, começa a sequência de golpes. Isto deve ser feito até que as duas bordas da ranhura se unam em torno de 1cm, registrando-se assim o número de golpes.

Se não atingir ou chegar aproximadamente aos 25 golpes, volta-se a amostra para a cápsula de porcelana e acrescenta-se mais solo gradualmente repetindo assim todo o processo. Depois de ter feito no mínimo duas tentativas, retira-se uma amostra de onde a ranhura se fechou, pesa e leva-se a estufa a uma temperatura de 110ºC. Após 24 horas retira-se a amostra e pesa-se novamente para determinar assim, o teor de umidade do solo.

3.3 ENSAIO DO LIMITE DE PLASTICIDADE

O ensaio do Limite de Plasticidade é padronizado pela ABNT (NBR 7180) e visa também o cálculo do IP do mesmo. Com a amostra já preparada, retira-se cerca de 10g do mesmo, formando uma pequena bola com as mão e a leva para a placa de vidro, onde vai ser rolada sobre a mesma. A amostra deve ter 3mm de diâmetro e 10cm de comprimento.

Se o filete fragmentar-se antes dos 3mm, volta-se o mesmo para a cápsula e adiciona-se mais água, homogeneizando-a e repetir o processo novamente.

Quando a amostra atingir os 3mm de diâmetro sem fragmentar-se, amassa a amostra e repete o procedimento mais uma vez. E quando a amostra fragmentar-se com 3 mm de diâmetro e 10cm comprimento, retira-se uma pequena amostra da parte de onde fragmentou-se, pesa e leva-se a estufa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com