TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇAO.DOCX

Trabalho Escolar: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇAO.DOCX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  3.588 Palavras (15 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 15

Curso Superior de Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina de Algoritmos e Programação Professores: Nilo Carlos da Silva

Evolução das Principais Linguagens de Programação

Janio Luiz Antunes

Um

A primeira LP (mas não implementada): Plankalkül f

oi umalinguagem de programaçãocriada por Konrad Zusenos anos de1942a1946. Foi a primeira linguagem de programação de alto nível do mundo.Esta linguagem de programação possui entre outras coisas, indicações de atribuição, chamadas dafunção (subrotinas),instruções condicionais, estrutura de repetição (iteração),aritmética de pontoflutuante, matrizes(arrays), tipos de dados compostos, tratamento de exceção, dentre outrascaracterísticas.Zuse não pretendia usar a linguagem nos sucessores de seu Z3 (Primeiro computador digital,automático, programável, de propósito geral, completamente funcional, eletro-mecânico), mas oseventos daSegunda Guerra Mundialforçaram o seu uso por muito tempo.Durante anos esse trabalho permaneceu esquecido. Somente em1972foi publicada completamente.No contexto de uma tese, Plankalkül foi descrito e implementado em1975por J. Hohmann.No final dos anos90foram feitas implementações alternativas independentes (1998e dois anos maistarde, na universidade livre deBerlim), incluindo um editor de sintático.

Principais Épocas

1955 – 1965:FORTRAN (FORmula TRANslation/TRANslator)

A família de linguagens de programação conhecida globalmente como Fortran foi desenvolvida apartir da década de 1950 e continua a ser usada hoje em dia. O nome é um acrônimo da expressão"IBM Mathematical FORmula TRANslation System"As versões iniciais da linguagem eram conhecidas como FORTRAN, mas a capitalização foi ignoradaem versões recentes da linguagem começando a partir do Fortran 90. Os padrões oficiais dalinguagem referem-se a ela atualmente como "Fortran".A linguagem Fortran é principalmente usada em Ciência da Computação e Análise Numérica. Apesar de ter sido inicialmente uma linguagem de programação procedural, versões recentes de Fortranpossuem características que permitem suportar programação orientada por objetos.

COBOL (COmmon Business Oriented Language)

Foi desenvolvida em 1959 (em torno do mesmo tempo como Fortran) para substituir linguagens deprocessamento específico assembler (linguagens de segunda geração). O primeiro padrão ANSI foi opadrão 68(embora ele tivesse sido usado comumente desde 1961). Padrões posteriores eram opadrão 74 e o padrão 85. A maioria dos programas Cobol usados hoje são de acordo com o padrão85 (e então faz-se o Tiny Cobol).Ele não tem uma estrutura de blocos e consequentemente sem nenhuma maneira de esconder variáveis; há mais liberdade na escrita do programa; números são próximos a aritmética humana, por exemplo: ponto fixo ou números decimais são geralmente usados ao invés do ponto flutuante; O I/O éorientado por registro, não por classificação; recursividade não é permitido e a língua própria é muitoextensa pois não usa bibliotecas.

ALGOL 60 (ALGorithmic Oriented Language)

Em muitos aspectos, a linguagem ALGOL-60 provou ser revolucionária para a época. Entre estesaspectos destacam-se a estrutura de blocos, declarações explícitas de variáveis, regras de escopopara variáveis locais, rotinas recursivas em uma linguagem imperativa, expressões if aninhadas etempos de vida dinâmicos para variáveis. Outra inovação da linguagem foi a sua definição, usando aBNF, que facilitou em muito o projeto do compilador. ALGOL 60, entretanto não se tornou um sucessoem termo de vendas. Entre as razões apontadas para isto estão o interesse da IBM em investir emseu FORTRAN e a falta de comandos de entrada e saída, pois a linguagem havia sido projetada coma intenção de ser independente de máquina. Uma forma nova de passagem de parâmetros veio como ALGOL-60: a passagem de parâmetros por nome ( call-by-name ).

LISP (LISt Processing)

Foi concebida por John McCarthy em 1958. Num célebre artigo, ele mostra que é possível usar exclusivamente funções matemáticas como estruturas de dados elementares (o que é possível apartir do momento em que há um mecanismo formal para manipular funções: o Cálculo Lambda deAlonzo Church). Durante os anos de 1970 e 1980, Lisp se tornou a principal linguagem dacomunidade de inteligência artificial, tendo sido pioneiro em aplicações como administraçãoautomática de armazenamento, linguagens interpretadas e programação funcional.

APL (A Programming Language)

Destinada à operações matemáticas, ela nasceu do trabalho de um professor de matemáticacanadense de nome Kenneth Iverson. A linguagem APL foi formalmente definida e introduzida por Iverson em seu livro A Programming Language de 1962. Sua proposta original era a de produzir umanova notação matemática, menos sujeita às ambiguidades da notação convencional. SegundoIverson, foi projetada com o objetivo de ser matematicamente concisa.Na década de 1960, trabalhando na IBM em conjunto com Adin Falcoff, ambos produziram a primeiraversão de APL, quando um interpretador da linguagem ficou disponível.

Programas em APL em geral sempre são muito pequenos, embora poderosos. A linguagem estápreparada para tratar arranjos de grandes dimensões.

BASIC (Beginners All-purpose Symbolic Instruction Code)

É uma linguagem de programação, criada com fins didáticos, pelos professores John George Kemenye Thomas Eugene Kurtz em 1964 no Dartmouth College.BASIC também é o nome genérico dado a uma grande família de linguagens de programaçãoderivadas do BASIC original. Provavelmente existem mais variações de BASIC do que de qualquer outra linguagem de programação.É quase sem sentido comparar o BASIC original com versões atuais, principalmente o Visual Basic,tendo em vista as grandes modificações existentes na linguagem.

1965 – 1971:PL/I (Programming Language One)

É uma linguagem de programação desenvolvida pela IBM em meados de 1960. A previsão da IBMera que a linguagem fosse utilizada em ciências, inteligência artificial e negócios. Por um período detempo foi a principal linguagem ensinada na Universidade de Michigan

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com