TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINUX - Comandos básicos

Ensaios: LINUX - Comandos básicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  5.624 Palavras (23 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 23

Comandos básicos

A Shell do Linux

Uma shell oferece uma interface em formato texto com o kernel do sistema operativo. Permite realizar as operações mais habituais a um utilizador tal como: operações sobre ficheiros, gestão do sistema operativo, edição de tecto, desenvolvimento de software, etc. Além disso esta tipo de interface apresenta como principal vantagem em relação a uma interface gráfica a possibilidade de correr programas feitos pelo utilizador utilizando uma linguagem de script. Em Linux existem várias shells à disposição do utilizador:

• Bourne shell (sh), a versão original presente em todos os sistemas Linux;

• C shell (csh), uma versão cujo nome deriva do facto de várias características de programação terem uma sintaxe semelhante à da linguagem de programação C. Tornou-se muito popular devido aos mecanismos de alias (permite criar nomes curtos para sequências de comando longas) e history (guarda os comandos executados e permite a sua re-execução);

• Korn shell (ksh) Tornou-se popular porque mantém a compatibilidade de sintaxe com a Bourne shell e ao mesmo tempo apresenta mecanismos de alias e history como a C shell;

• Bourne Again shell (bash) é uma shell que incorpora as características mais úteis da Bourne shell e da C shell. È uma das mais utilizadas comunidade de utilizadores de Linux.

CONFIGURAÇÃO DA BASH

A configuração da Bash vai para além, dos objectivos desta cadeira no entanto, dada a sua importância para quem utilizar o Linux frequentemente, transcreve-se abaixo um pequeno texto retirado http://freeunix.dyndns.org:8088/site2/howto/Bash.shtml, onde também poderá ser encontrada mais informação, por exemplo sobre como mudar o prompt.

OBTER AJUDA

Para além de material impresso (livros, guias de referência, revistas) ou acessível na Internet, poderemos encontrar ajuda sobre os comandos no próprio sistema Linux. Todas as versões do Linux disponibilizam um comando man (abreviatura de manual) que nos permite obter informação detalhada sobre cada comando instalado no sistema. A ajuda obtém-se executando o comando da seguinte forma:

man comando

Este comando gera uma saída semelhante há existente nos manuais originais do sistema operativo. Podemos-nos movimentar dentro do texto do comando man através das teclas:

Enter Mover o texto uma linha para baixo

Space Mover o texto uma página para baixo

q Sair

PageUp Mover o texto meia página para cima

pageDown Mover o texto meia página para baixo

End Mover para o fim do texto

Home Mover para o início do texto

/ Procura a primeira linha onde se encontra o texto escrito a seguir

n Move-se para a próxima ocorrência do texto procurado

N Move-se para a ocorrência anterior do texto procurado

Por vezes o mesmo comando poderá ser utilizado como um comando Linux ou, por exemplo, como uma função utilizada num programa em C. Nestes casos para se consultar outra versão do mesmo comando deve-se utilizar o comando:

man n comando

Em que n representa a versão alternativa da ajuda para esse comando.

Algumas distribuições do Linux permitem outras formas de obtenção de ajuda através do comando help que nos dá uma informação mais abreviada e que pode ser usado de duas maneiras:

help comando ou comando --help

Pode-se também obter os comandos relacionados com outro comando através da utilização do comando apropos. O exemplo seguinte refere-se à obtenção dos comandos relacionados com o comando pwd.

>apropos pwd

pwd (1) - print name of current/working directory

pwd (n) - Return the absolute path of the current working directory

pwd [builtins] (1) - bash built-in commands, see bash(1)

pwdx (1) - report current working directory of a process

SINTAXE GERAL DOS COMANDOS Linux

$ comando [ opção ... ] [ expressão ] [ ficheiro ... ]

$ - prompt, indicativo de que estamos na shell (normalmente diferente para cada shell) [] - indicam que esta parte do comando é opcional ... - indicam que a parte em causa se pode repetir

opção - parâmetros que condicionam a execução do comando expressão - dados necessários para a execução do comando ficheiro - se o comando opera com ficheiro(s) , estes aparecem sempre no fim do comando

Pode-se também executar vários comando seguidos utilizando como separador o “;” (ponto-e-vírgula):

$ comando1 ; comando2 ; ...

A shell executa-os todos, um de cada vez, como se eles tivessem sido introduzidos individualmente. Alguns comandos Linux poderão necessitar de mais caracteres do que aqueles que podem ser apresentados no ecrã. A shell possibilita-nos lidar com este problema de duas maneiras:

• Quando chegarmos ao limite do ecrã, podemos continuar a escrever. Se o ecrã estiver correctamente configurado, os caracteres surgirão automaticamente no início da linha seguinte. Se não estiver correctamente configurado, o cursor ficará no limite do ecrã, e os caracteres serão continuamente apresentados na última posição da linha, à medida que os formos escrevendo. De qualquer maneira, a shell interpretará correctamente os caracteres introduzidos, sejam eles apresentados correctamente ou não;

• Outra maneira é finalizar a linha com um “\” (backslash) mesmo antes de pressionarmos a tecla “ENTER”. O backslash dá indicações à shell de que o comando continua na linha seguinte. Exemplo:

bash> ls \<enter>

> -l <enter>

A alteração do prompt para “>” é uma indicação da shell de que está à espera da conclusão do comando.

ALTERAÇÃO DA PASSWORD

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com