TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licença GPL

Seminário: Licença GPL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Seminário  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  165 Visualizações

A Licença GPL

O MySQL é um produto GPL (General Public License). A licença GPL trata uso comercial e não-comercial indistintamente, ou seja, não importa a aplicação do banco e sim se a aplicação está, do ponto de vista contratual e de licenciamento, em conformidade plena com as cláusulas do licenciamento GPL, o que não é exclusividade do MySQL e sim de todos os produtos livres regidos por este tipo de licenciamento. Você pode ter acesso as regras da licença GPL em português clicando aqui.

Eu preciso adquirir licenças MySQL ?

Todos podem usar livremente e gratuitamente o MySQL, salvo algumas considerações.

Existe uma recomendação para aquisição de um contrato de suporte, no qual o usuário poderá retribuir os benefícios adquiridos com a utilização do banco e assim contribuir com o projeto MySQL.

Em relação à licença de uso, a requisição do pagamento ocorre apenas quando há distribuição de produto não GPL junto com um produto GPL. No caso do MySQL, isto se faz possível pelo fato de ser de autoria de 1 empresa.

Ainda, o MySQL é gratuito para uso interno, com ou sem adaptações no código, sem a obrigatoriedade de ceder o fonte modificado ou usado com o MySQL, visto que não existiria distribuição (onerosa ou não).

Ou seja o MySQL é distribuído livremente desde que:

1) o produto a ele ´ligado´ seja também GPL;

2) as modificações feitas contenham o código-fonte;

3) não haja alterações.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com