TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista 2 Hidrologia

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

LISTA 2: ESTUDO DE TRANSPORTE DE SEDIMENTOS E APLICAÇÕES

  1. O que é sedimentometria?

Medida da quantidade do sedimento transportado pelos cursos d’água, obtida através de diversos métodos diretos e indiretos.

  1. À que se refere o termo sedimento?

O termo sedimento se refere a partículas sólidas, as quais podem sofrer os processos de erosão, transporte e deposição.

  1. Por que pedregulho, pedra e matacão não são considerados nos estudos de transporte de sedimento?

Porque em regimes de baixa velocidade, essas partículas mais grossas não se movem.

  1. O que é carga sólida? E descarga sólida?

Carga sólida é o sedimento transportado por um curso d’água, podendo ser em suspensão, de arrasto, em contato e saltante. Descarga sólida se refere à quantidade de sedimento que é transportada passando em uma seção transversal de um curso d’água numa unidade de tempo.

  1. Quais são as duas principais amostragens a serem realizadas para se determinar a vazão sólida?

Amostragem do material em suspensão e amostragem de material do leito.

  1. Quais os três principais processos da sedimentologia fluvial?

Erosão, transporte e deposição.

  1. Quais os problemas que tais processos podem acarretar no ambiente aquático e consequentemente no desenvolvimento das atividades humanas?

A erosão pode reduzir a fertilidade e produtividade do solo para práticas agrícolas, devido aos sérios prejuízos causados às terras agricultáveis; pode também ocorrer durante a construção de rodovias e auto-estradas, onde a vegetação de proteção é retirada e alterações na declividade natural são realizadas sem as devidas precauções; operações de minas podem causar problema de instabilidade em canais naturais, gerando dificuldades, em alguns casos, para a navegação; o transporte de sedimentos afeta a qualidade da água, a possibilidade para o consumo humano, para o consumo industrial, infraestruturas hidroelétricas e vida aquática ou seu uso para outras finalidades; produtos químicos e lixo são assimilados sobre e dentro das partículas de sedimento, dessa forma essas partículas agem como um potencializador dos problemas casados com pesticidas, agentes químicos decorrentes do lixo, resíduos tóxicos, nutrientes, bactérias patogênicas, vírus, etc.

  1. Por que o setor elétrico nacional pode ser afetado pelos processos envolvendo sedimentos?

Porque mais de 90% da energia elétrica nacional é de fonte hidráulica e processos envolvendo sedimentos podem causar problemas em barragens como abrasão de turbinas, dragagem de material, instabilidade no fluxo e possíveis falhas mecânicas.

  1. Considerando o ciclo das rochas, o que pode ser feito para minimizar a velocidade dos processos que envolvem os sedimentos?

  1. Quais são os tipos de solos encontrados em suspensão no meio líquido? E no leito do rio, quais são encontrados?
  1. Quais são os dados que devem ser obtidos por uma rede de postos fluviométricos? Quais são os ganhos em se aumentar o número de postos em uma dada bacia hidrográfica? E o aumento da frequência de medições durante o ano pode contribuir em que sentido na análise fluvial?

Medida da descarga sólida total e medida do transporte de sedimento no curso d’água.

  1. Qual a diferença básica de uma rede de monitoramento primária e secundária?

A rede primária é destinada a diversas finalidades de uso dos recursos hídricos de longo prazo em uma rede hidrométrica nacional e/ ou estadual, e a rede secundária se destina a fins específicos e é limitada a uma bacia hidrográfica ou a uma área de drenagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com