TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Produção De Biodiesel

Exames: Lista De Produção De Biodiesel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

Lista 1 de Produção de Biodiesel

1. Defina biodiesel (veja definição ANP). Segundo ANP óleo

Biodiesel: combustível composto de alquil ésteres de ácidos carboxílicos de cadeia longa, produzido a partir da transesterificação e ou/esterificação de matérias graxas, de gorduras de origem vegetal ou animal, e que atenda a especificação contida no Regulamento Técnico nº 4/2012, parte integrante desta Resolução.

2. Comente sobre possíveis matérias-primas utilizadas na produção de biodiesel. Quais as características físico-químicas fundamentais devem ser avaliadas?

As matérias primas utilizadas na produção de biodiesel são:

–Óleos Vegetais

-Gorduras de Animais

- Óleos e Gorduras Residuais

As Características físico-químicas:

Viscosidade, densidade, lubricidade, Ponto de fulgor, água e sedimentos, viscosidades cinemática a 400º C, corrosividade ao cobre, cinzas sulfatadas, número de cetano, teor de enxofre, poder calorífico, ponto de névoa e fluidez e poder de solvência.

3. Diferencie esterificação e transesterificação.

A transesterificação é um processo de conversão de triglicerídeos a ésteres de ácidos graxos e glicerina, através da reação com álcoois (etanol ou metanol). Especificamente, para o caso da produção de biodiesel, os triglicerídeos usados são gorduras animais ou óleos vegetais, os álcoois são etílicos ou metílicos, as bases são hidróxido de sódio ou potássio, o ácido pode ser o ácido sulfúrico e a enzima, lipase, gerando-se como produto final os ésteres metílicos ou etílicos (biodiesel) e a glicerina.

As reações de esterificação, como o próprio nome indica, são um tipo de reação que dá origem a compostos do grupo dos ésteres. Essa reação ocorre entre um álcool e um ácido, produzindo um éster e água, e são reversíveis. O éster formado reage com a água, em uma reação de hidrólise, regenerando o álcool e o ácido.

Então a diferença entre a transesterificação e a esterificação é que as duas reações produzem ésteres, mas o produto para a obtenção é diferente pois:

• Transesterificação: É a produção de estér a partir de triacilgliderideo.

• Esterificação: É a produção de éster a partir de ácidos graxos.

A esterificação ocorre a seguinte reação:

Ácido graxo + álcool éster + água

A transesterificação ocorre a seguinte reação:

Triacilglicerídeo + 3 álcoois 3 éster + glicerina

4. Quais tipos de álcoois podem ser usados na transesterificação? Comente vantagens e desvantagens dos dois álcoois mais usados.

Na transesterificação os álcoois usados são metanol, etanol, propanol, butanol e amil-álcool, porém os dois tipos de álcoois mais utilizados na transesterificação é o “metanol” e o “etanol”.

• Etanol:

Vantagens

Como combustível alternativo é mais limpo que as fontes de combustíveis fósseis: durante o processo de queima não é liberado o CO2 e também é um tipo de energia renovável, facilmente obtido em várias regiões, diminuindo assim a dependência de produções estrangeiras e estimulando a geração de renda.

Desvantagens

O etanol está relacionado com o gasto alto de energia durante a sua produção, para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com