TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Questões - IHM

Artigos Científicos: Lista De Questões - IHM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 2

01. Do que se trata a Engenharia Semiótica? Explique o significado do termo, seus objetivos, origem e bases de conhecimento.

Engenharia semiótica tem como objetivo gerar e organizar fatores importantes para a comunicação entre o sistema e o usuário, tendo como base na interação o projetista, que interpreta e define pontos chaves para que a interação ocorra como ele deseja. Essa teoria teve origem no Brasil nos anos 90 e atualmente é conhecida a nível internacional.

02. Qual a principal vantagem da Engenharia Semiótica sobre a Engenharia Cognitiva?

A principal vantagem da Engenharia Semiótica sobre a Engenharia cognitiva é o fato da interação possuir, além do usuário, o projetista em seu processo.

03. O que significa comunicabilidade e como ela está envolvida com a Engenharia Semiótica?

Comunicabilidade significa a forma como o sistema está apto a se expressar ao usuário. Isso é um fator importantíssimo para a Engenharia Semiótica pois é um dos fatores que definem como o sistema vai passar a mensagem do projetista ao usuário.

04. O que é um signo? E semiose ilimitada? De um exemplo deste último item.

Signo posso ser classificado, como em Houser & Kloesel (1992-1998), tudo aquilo que significa algo para alguém.

Semiose ilimitada é o processo no qual é possível gerar significados para algo em nossa mente de maneira longa e imprevisível, de diversas formas e quantidades. Um exemplo disso é quanto uma pessoa fala que vai visitar outra pessoa sem dar muitos detalhes, na mente do terceiro indivíduo pode passar diversas situações, como inúmeras pessoas que ele pode visitar e os motivos para tal.

05. Defina signo estático, dinâmico e metalinguistico, com exemplos para cada um.

Signos estáticos são signos que definem um estado do sistema sem que qualquer interação seja necessária. Exemplo: Botões, imagens ou fontes/cor de um sistema.

Signos dinâmicos são signos que só se pode compreender completamente se existir uma interação com o sistema.

Signos metalinguiticos são signos que fazem referência e interações com outros signos da interface, seja eles estáticos, dinâmicos ou até metalinguísticos também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com