TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercicio Mecanica Aplicada

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

PNEUMÁTICA

ALUNOS:

HERICKSON ANDREW O PEREIRA RA: 1299101071 

PATRÍCIA APARECIDA DA SILVA RA: 8412131819 

CHARLES HORST EILERS RA: 8204957571 

MARCOS PAULO DOS SANTOS ALVES RA: 8095908102

CLAUDIO LUCIANO RODRIGUES JUNIOR RA: 8208977888 

WELLINGTON LUÍS DE ALMEIDA SANTOS RA: 9024440497 

SERGIO JORGE DOS SANTOS RA: 8073854302 

DOUGLAS FELIPE DA SILVA RA: 1299103230

RODRIGO FERREIRA RA:8094915577

SÉRIE: 4º e

PROFESSOR:

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

SECADORES DE AR COMPRIMIDO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação  de disciplina Hidráulica e Pneumática, no  curso  de  Engenharia de Controle e Automação – Faculdade Anhanguera Campinas.

Campinas

2015

Sumario

INTRODUÇÃO        4

OBJETIVO        4

FUNDAMENTOS TEÓRICOS..........................................................................................................4,5,6

SECADOR POR REFRIGEREÇÃO        6

SECADOR POR ABSORÇÃO....................................................................................................................8

SECADOR POR ADSORÇÃO...................................................................................................................9

CONCLUSÃO........................................................................................................................................11

BIBLIOGRAFIA......................................................................................................................................11

INTRODUÇÃO:

Esse trabalho apresentará as vantagens e desvantagens do uso de alguns tipos de secadores, assim como definir o seu conceito e explicar o processo de funcionamento.

OBJETIVO

Apresentar a função e a aplicação dos principais tipos de secadores pneumáticos;

Apresentar os prós e contras dos secadores pneumáticos citados;

FUNDAMENTOS TEÓRICOS

O ar comprimido no sistema pneumático deve estar no Ponto de Orvalho especificado pelo usuário. Com isso a presença de umidade no ar comprimido é sempre prejudicial para as automatizações pneumáticas, pois causa sérias conseqüências às instalações e aos equipamentos do sistema.

Por isso é necessário eliminar ou reduzir ao máximo esta umidade.Para tal emprega-se o secador de ar comprimido.A aquisição de um secador de ar comprimido pode chegar a custar 25% do valor total da instalação de ar comprimido,porém, cálculos apontam os principais prejuízos causados pelo ar úmido:

             

  • Substituição de componentes pneumáticos como: Filtros, Válvulas e Cilindros danificados;
  •  Impossibilidade de aplicar o ar em determinadas operações como: Pintura e                          Pulverizações;                                      
  • Refugos na produção;

 Considerando-se apenas as peças que não serão mais refugadas pela produção. Concluiu-se que, o emprego do secador é altamente lucrativo, sendo pago em pouco tempo de trabalho.  

Existem três principais tipos de Secadores de ar Comprimido:

  1. Secador por Refrigeração;
  2. Secador por Absorção;
  3. Secador por Adsorção;

O secador é instalado entre o pré e pós-filtro, conforme a Norma ISO 8573.                       [pic 2]

FAIXA DE APLICAÇÃO[pic 3]

Os secadores por refrigeração são geralmente usados para tratar o ar em trabalhos "normais" e de controle de qualidade, e fornecer uma pressão de orvalho mínima de 3  C.

Os secadores dessecantes regenerativos a frio ou a calor (dependendo da vazão requerida) possibilitam uma pressão de ponto de orvalho de até -70  C e são usados para tratar o ar em aplicações que requerem ar excepcionalmente seco, como nas industrias eletrônicas, alimentícias e de bebidas. Eles também são usados para sistemas que estão sujeitos a temperaturas abaixo de zero e fornecem ar de processamento de qualidade, como por exemplo na industria farmacêutica. Os secadores dessecantes garantem eficiência e confiabilidade excepcionais.

Os secadores de membrana da Kaeser são a escolha perfeita para aplicações fixas ou móveis (ex. em containers ou caminhões) onde o espaço é precioso, ou onde o ar comprimido requer uma secagem adicional após o processo de secagem por refrigeração, como por exemplo em lugares sujeitos a temperaturas sazonais abaixo de zero. Eles são também ideais como ponto de utilização para volumes menores de ar comprimido e podem ser instalados diretamente a montante do equipamento de consumo do ar, como em máquinas CNC.

SECADOR POR REFRIGERAÇÃO[pic 4]

[pic 5]

O ar comprimido (A.C.) entra, inicialmente, em um pré-resfriador (trocador de calor) (A), sofrendo uma queda de temperatura causada pelo ar que sai do resfriador principal (B).

 No resfriador principal o ar é resfriado ainda mais, pois está em contato com um circuito de refrigeração. Durante esta fase, a umidade presente no A.C. forma pequenas gotas de água corrente chamada condensado e que são eliminadas pelo separador (C), onde a água depositada é evacuada através de um dreno (D) para a atmosfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (459.2 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com