TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Transferência de Calor

Por:   •  11/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

                                             MISCIGENAÇÃO

 

     No final do século XX intelectuais que discutiam ideias racista influenciada pelo ideais europeus, foi recebido pela elite brasileira como positiva, pois a miscigenação trazia ao brasil uma raça pura; que para as elites trazia a possibilidade do branqueamento ao brasil.
      Contrário do Brasil, os norte-americanos não há essa polarização que acontece aqui no brasil pois lá a pessoa é negro ou o branco. Aqui o ser humano classifica-se como moreno, mulato pardo e branco; alternativa para algumas pessoas que não querem sofrer o preconceitos pelo mito criado pelos europeus; que pessoas de raça negra era desprovido e que suas raízes representavam o atraso a sociedade brasileira. O uso dessa categoria “mestiço” é utilizado aqui no brasil e também em outras partes do mundo. 

     Essa pluralidade que temos aqui e que dá essa característica que possuímos com traços tão diferentes, é o que forma nossa identidade ou seja temos um pouco da aparência e da cultura do índio os nativos, um pouco dos negros que foram trazidos a força e os brancos os portugueses que chegaram aqui e se apossaram do nosso território como seu na qual mandou e desmandou.

    Pedro de Oliveira filho no seu artigo miscigenação versus bipolaridade racial, traz entrevista com pessoas que traz um discurso bipolar sobre relações raciais:

        "Maciel: Quem pensa assim é o povo que... que... o povo racista, né. Que eu não sei, eu acho... Não tem por que achar, só porque o avô é negro, achar que a pessoa, por mais clara que seja, seja... seja negra também. Sei lá, não existe, não entendo isso." 


    "Tereza: Eu queria ter um antepassado negro (sorrindo). Mas... é... eu não acho... Eu não gosto de caracterizar, se a pessoa é branca, se a pessoa é negra, não. Eu acho assim: independente do tom de pele dela, é pessoa, entendeu?"

    "Geraldo: Eu acho que ser negro, ter um antepassado negro... Eu não vejo essa preocupação, entendeu? de classificar como negro, como pardo, como mestiço. Acho que não... não faz sentido, não aparenta, a pessoa é uma pessoa, é um indivíduo."

 

    "Selma: Ah, não sei falar. Não é... negro... Negro pra mim, negro, é aquele de tez bem escura mesmo, (palavra incompreensível) africanos ou... Existem... miscigenação, né?, os misturados, assim,... Não acho que... mesma... É o preconceito da raça, né, se a pessoa tem um traço de negro ele também vai ser discriminado (...)"

 

    Percebe-se que alguns discurso são contraditório e que outros ver que a cor da pele é o que conta, também os que tem consciência da sua verdadeira origem e percebe o que realmente importa não e o tom da pele e sim o indivíduo.

    Por isso não tem sentido que um brasileiro tenha algum ato de racismo com o outro, pois somos todos mestiço.

FERÊNCIA:

  http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X2005000200012&script=sci_abstract&tlng=pt.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com