TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MECANICA

Por:   •  5/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 8

SINOPSE DO CASE: Dimensionamento de sistema de captação de chuva e de reuso de águas cinzas .

DESCRIÇÃO DO CASO

Um fator agravante da escassez da água no mundo é a desigualdade social, assim como a falta de usos sustentáveis dos recursos naturais. A diferença entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos evidenciam que está diretamente ligado a crise mundial dos recursos hídricos. Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vai para a indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.

A crise de água no Brasil está cada vez um caso mais preocupante, principalmente, mas não somente, na região sudeste do país, onde veem sofrendo os efeitos dessa falta de recursos hídricos, como desabastecimento permanente, alimentos mais caros, riscos de apagão. Em São Paulo, por exemplo, a população já sofre com a escassez, ficando as vezes 18hs sem água nas torneiras. Percebe-se então que caso não se tome medidas eficazes para evitar o excesso do consumo de água, serão tomadas medidas mais drásticas para conter o desperdício e o consumo impróprio. Umas das medidas que podem ser usadas como solução desde problema é a coleta da água pluvial e reuso da água.

Reuso é o processo de utilização da água por mais de uma vez, tratada ou não, para o mesmo ou outro fim. O reuso da água traz uma série de benefícios, pois protege o meio ambiente com a redução do uso dos recursos hídricos, assim como fatores econômicos, para indústrias, consumidores, ou seja, sociedade de um modo geral. No Brasil essa prática não é muito comum, pois a população não está apta a adaptar novas tecnologias para reutilizar a água potável e utilizar água da chuva, além de ter certa abundância de água doce, em comparativo outras áreas do planeta.

.

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

Esse case tem por finalidade verificar o potencial de economia de água tratada que pode ser obtido através do reuso de águas cinza num condomínio residencial e da captação da água da chuva. Como será estudado o uso sustentável da água e sua economia, serão analisados alguns pontos de suma importância para chegar a tal finalidade, como: estimativa de consumo de água, precipitação atmosférica e a área de telhado.

Visando essa economia um condomínio de edifícios, localizado em São Luís, contratou uma consultoria, na qual alunos da Undb trabalham e serão responsáveis por realizar o projeto de instalação de um sistema de aproveitamento de água de chuva e reuso de águas cinza. Os dados do condomínio:

∎ 10 edifícios, com 8 andares, 2 aptos por andar, com 3 dormitórios, garagem subterrânea.

∎ Média de 4 pessoas por apto.

∎ Telhado de cada edifício com 400m² de área.

∎ Consumo de água nos aptos de 150L/hab/dia

∎ Área de jardinagem comum ao condomínio com 1000m²

2.1 Estimativa do consumo de água

Ct=Consumo de água nos apto x Nº consumidores

Ct = Estimativa de consumo total

Nº consumidores: 10 edifícios x 8 andares x 2 apto x 4 pessoas por apto= 640 pessoas

Ct=150 x 640=96.000 L/dia x 30 dias= 2880000 L/mês

2.2 Precipitação média anual de São Luís por edifício

A média anual de pluviosidade de São Luís é 1896 mm, com um clima tropical e temperatura média de 27ºC.

Captação de água da chuva por edifício: Área do telhado total x Pluviosidade

Captação de água da chuva: 4000 x 1,896/12=632 m³ por mês

2.3 Área total de telhados

Cada telhado desses edifícios tem 400 m²,esse condomínio tem 10 edifícios, logo:

400 x 10 = 4000 m²

3.0 Projeto de captação de águas pluviais

Normalmente é utilizado o próprio telhado das moradias; porém, deve-se observar que, além do tamanho necessário, ele seja regular para captar toda a água da chuva. Os diversos tipos de instalações para captação de água da chuva até aqui descritos normalmente são abastecidos com a água que escorre do telhado da casa. Em cerca de 90% dos casos a área do telhado é grande o suficiente para garantir uma quantidade de água potável suficiente para todos que moram debaixo desse telhado. Porém também é possível usar uma área no chão, que seja cimentada ou coberta com pedras, como área de captação. As calhas e bicas para captar a água do telhado podem ser de vários tipos de material: são usados canos de PVC cortados no meio, folhas de zinco, até latas de óleo ou madeira.

As calhas devem ficar imediatamente embaixo das telhas para não desperdiçar a chuva forte das trovoadas.

Uma maneira de como captar a água é usar uma folha de zinco de 60 cm de largura, dobrar o zinco pelo cumprimento em forma de um ele (“L”) e coloca-la diretamente embaixo da última fileira de caibros no telhado. Entre o cano que transporta a chuva coletada e a cisterna deve ser instalado um filtro, que impará as impurezas da água antes de ser armazenada.

Veja algumas observações antes de iniciar a construção:

Devemos analisar a área do telhado (área de captação de água);

Quanto chove em nossa região (potencial de volume de água para o reservatório);

Tipo de telha existente, evitando as de amianto (Eternit, Brasilit e similares);

Quantidade de água que necessita (demanda familiar);

Dimensionamento do volume da cisterna.

Vejamos um exemplo:

Área do telhado total é 4000 m²

Quantidade de chuva: 158mm/mes

Considerando que 1 mm de chuva em 1 metro quadrado de telhado é igual a 1 litro, logo teremos disponível no mês 632

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (575.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com