TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO TCC

Dissertações: MODELO TCC. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CENECISTA GENERAL CANABARRO

CURSO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA

PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

EXEMPLO: Sistema Gerenciador de Cooperativa de Profissionais em Informática

NOME DO ALUNO

Professor: Edson Ahlert

Teutônia, Setembro de 20xx.

1. INTRODUÇÃO

Introdução é a apresentação rápida do assunto abordado e seu mérito. É uma seção na qual é aguçada a curiosidade do leitor. É adequado terminar com a formulação do problema, sob a forma de pergunta.

Problematização é a transformação de uma necessidade humana em problema. Segundo Popper (1975), toda discussão científica deve surgir com base em um problema ao qual se deve oferecer uma solução provisória a que se deve criticar, de modo a eliminar o erro. É uma questão não resolvida, é algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa.

EXEMPLO: “Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e democraticamente gerido”.

Basicamente o que se procura ao organizar uma Cooperativa é melhorar a situação econômica de determinado grupo de indivíduos, solucionando problemas ou satisfazendo necessidades comuns, que excedam a capacidade de cada indivíduo satisfazer isoladamente.

A Cooperativa é então, um meio para que um determinado grupo de indivíduos atinja objetivos específicos, através de um acordo voluntário para cooperação recíproca.

O cooperativismo vem se firmando como um dos principais segmentos da vida econômica e social do Brasil. Um novo cenário se projeta ano após ano, mostrando que as cooperativas já fazem parte do ranking das maiores empresas do país: que respondem por 26 mil empregos diretos.

Partindo deste principio surgiu à idéia de criar um sistema de gerenciamento de uma cooperativa de informática.

2. JUSTIFICATIVA

Justificar é oferecer razão suficiente para a construção daquele trabalho. Responde a pergunta por que fazer o trabalho, procurando os antecedentes do problema e a relevância do assunto/tema, argumentando sobre a importância prático teórica, colocando as possíveis contribuições esperadas.

EXEMPLO: A idéia de uma cooperativa surgiu da necessidade de englobar os profissionais das mais distintas áreas da informática.

Tendo em vista a grande demanda de profissionais que se formam semestralmente e não tem mercado na região e analisando o grande número de clientes que necessitam de profissionais e não têm nenhuma referência para achar um bom profissional, pois com a falta de oportunidades os profissionais buscam emprego fora da baixada santista ou até mesmo acabam adotando um ramo profissional diferente, a partir deste principio surgiu à idéia de criar um sistema de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com