TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manufatu

Por:   •  8/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL

OSCAR MURILA

RA:244942011

                          Portfólio-01

Automação de Manufatura

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

OSCAR MURILA

Portfólio-01

Automação de Manufatura

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Mecatrônica Industrial da Faculdade ENIAC para a disciplina  de Automação da manufatura

Prof. . Fábio Vieira Santos.

Guarulhos

2015


SISTEMAS FLEXIVEIS DE MANUFATURA

Foi idealizado originalmente para uzinagem e exigiu o desenvolvimento prévil do controle numérico.

Chamado de (system 24), podendo funcionar  24 horas por dia na qual 16 horas sem a intervenção humana.

O FMS (do inglês flexible manufacturing sistems). É uma célula de manufatura TG (Tecnology group) onde maior parte dessa célula é automatizada, composta por um grupo de estações de processamentos, de máquinas–ferramentas de controle numérico computadorizado (CNC).

Baseia-se nas tecnologias de grupo, não existe nenhum sistema de manufatura completamente flexível existindo limite para gama de peças e produtos que podem serem feitos em um FMS, assim ele é projetado para produzir dentro de uma faixa definida de tipos, tamanhos e processos. Ou seja uma única família de peças ou um número limitado de famílias de peças.

Assim para a questão de flexibilidade foi indentificado três recursos que um sistema de manufatura deve possuir, (um) capacidade de identificar e distinguir diferentes tipo de peças, (dois) rápida troca das instruções operacionais, (três) da configuração física.

Para desenvolver o conceito de flexibilidade em um sistema de manufatura automatizado, considere uma celula constituida de duas máquinas-ferramentas CNC que são carregadas e descarregadas por um robô industrial a partir de carrocel de peças.

Para que seja considerado flexível, o sistema de manufatura deve satisfazer alguns critérios, tais como: teste na variedade de peças, teste de mudança de programa, aceitando imediatamente essas mudanças em sua programação de produção, teste de recuperação de erros, se recuperando tranquilamente de falhas de equipamentos de modo a não parar a produção e teste das novas peças, podendo ser inserido novos projetos no mix de produtos existentes.

Tipos de FMS:

Cada FMS é projetado para determinada aplicação onde na verdade é uma família de peças ou processos especificos. O FMS se divide de acordo com as suas operações, existem as operações de processamento e operações de montagem, essas operações raramente operam em ambas ações.

Existem dois sistemas de usinagem flexivel, um é o com multiplas estações que trabalham com peças rotativas e o outro é o que trabalha com peças prismáticas (não rotativas). Duas outras formas de classsificarr os sistemas flexiveis de manufatura são: Pelo número de maquinas e pelo nivel de flexibilidade. Existem 3 categorias que definem um sistema flexivel de manufatura por número de maquinas.

Célula de maquina única que consiste em um centro de usinagem (CNC) combinado com um sistema de armazenameto de peças para operação autônoma , Célula flexivel de manufatura modo lote onde processa um único tipo de peças em tamanhos especificados e sistema flexivel de manufatura satisfaz 3 dos quatros critérios tipos diferentes de peças, mudanças no programa de produção, introdução de novas peças. Já a recuperação de erros não pode ser satisfeito pois se única máquina quebra a produção para.

Há também o sistema flexivel de manufatura por nivel de flexibilidade, esse sistema é aplicado a qualquer número de estações de trabalho, existem duas categorias para esse sistema.

São : dedicada e de ordem aleatória.

Dedicada: indicada para produzir uma variedade limitada de tipo de peças.

Aleatória: indicada quando a família de peças for grande e houver variações substânciais na configuração das peças.

Componentes do FMS:

Alguns dos varios componentes de um sistema flexivel de manufatura são:

Estações de trabalho, equipamento de processamento ou montagem usado em um sistema.

Sistema de manuseio, possibilita o deslocamento aleatório e independente de peças entre as estações, manuseio de várias configurações de peças,fornece armazenamento temporário de material e sistema de controle computadorizado.

Embora o FMS seja muito automatizado, ainda assim, o trabalho humano é necessário para gerenciar e operar o sistema. Os tipos de estações de trabalho que mais encontramos em um FMS são: Estacões de carga e descarga, estações de usinagem, outras de processamento, montagem e outras estações de equipamento.

Existem dois sistemas de manuseio nos FMS, o sistema Primário de manuseio e o sistema secundário. O sistema primário de manuseio estabelece o layout básico do FMS, esse sistema é responsável por movimentar as peças entre as estações.

O sistema secundário é formado por dispositivos de transferência, sua função é transferir o trabalho do sistema primário para máquinas ou para outras estações de manuseio.

Podemos classificar as configurações do layout de FMS, em cinco categorias:

  • Layout em linha;
  • Layout circular;
  • Layout em escada;
  • Layout em campo aberto;
  • Célula centralizada em robô.

Em linha: as máquinas são dispostas em linha reta na sua forma mais simples.

Em circular: as estações de trabalho são organizadas em um loop, fluido em uma mesma direção com a capacidade de ser transferida para qualquer estação.

Em escada: conciste de um ciclo retangular com degraus entre as seções retas do ciclo, os degraus aumentam o número de maneiras possíveis para se passar de uma máquina para outra evitando a necessidade de um sistema de manuseio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com