TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

  Universidade Paulista – Unip

                             

TPM

(Total Productive Maintenance)

Disciplina EPMI

Professor: Aluísio

Turmas: EP8P12/EP9P12

Fábio de Alcântara Nascimento RA: A7740C-2

Daniel Nini RA: A94629-2

Manuela Granjo Mondadori RA: T425FB-1

Isabella Cristina Alves Pereira RA: B15703-8

Marcelo Toshi Murai RA: B07135-4

2015

Resumo

Administrar uma empresa atualmente requer um elenco novo de conhecimentos, competências e habilidades. Fundamentar os conhecimentos na gestão por processos melhora o funcionamento das organizações. Um dos requisitos importantes para uma boa gestão é identificar problemas que prejudicam a eficiência do processo com o intuito de eliminar o problema e/ou reduzir seus impactos. Sendo assim quanto mais colaboradores empenhados em gerenciar os processos pelos quais são responsáveis melhor será o resultado da empresa, pois o bom funcionamento das partes proporciona o bom funcionamento do todo. Este conceito é base da filosofia Manutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenance – TPM), que corresponde a uma ferramenta de melhoria contínua através do envolvimento de todos para alcançar a máxima eficiência no sistema produtivo.

Introdução

        Em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas estejam mais estruturadas e organizadas para assim atender melhor seus clientes e fornecedores, atingindo os mais elevados e variados padrões de qualidade exigidos respeitando também o atendimento a prazos cada vez menores.

        Para atender essa demanda as organizações tiveram que mudar o sistema produtivo padrão no qual os funcionários apenas realizam suas atividades como no filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos”, em que ele vivia o personagem Carlitos que trabalhava em uma grande indústria, na qual sua rotina era sempre a mesma. Hoje as organizações exigem profissionais polivalentes, que exerçam outras atividades e estejam comprometidos com a qualidade do que está se produzindo e no desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo produtivo. Esta mudança caracteriza a filosofia TPM na qual os trabalhadores se mobilizam a participar do processo ativamente, sendo responsável gerir suas tarefas buscando melhorar a eficiência produtiva.

        No intuito de melhorar a eficiência produtiva a TPM prima pela eliminação dos desperdícios a partir de quatro princípios básicos “zero defeitos”, “zero acidentes”, “zero quebra” e “zero falha”. Além destes princípios busca uma produção mais enxuta através da redução das perdas de produção, diminuição do estoque de peças e equipamentos para máquinas responsáveis pela produção em si.

Objetivo

Este trabalho tem por objetivo demonstrar um problema em uma indústria e quais foram os resultados obtidos com a implementação da TPM como ferramenta de melhoria nos processos da empresa.

Problemática

O estudo de caso refere-se a uma indústria cervejeira onde o processo estudado corresponde a uma linha de envase de cerveja. A máquina enchedora de garrafas foi identificada pelos indicadores de desempenho como uma máquina gargalo pois ela está relacionada direta ou indiretamente ao processo de envasamento, sendo portanto um equipamento essencial para o processo. Este processo está sofrendo perdas que estão comprometendo o cumprimento das metas de produção da empresa. Entre as perdas apontadas pelos indicadores estão um índice elevado de paradas para manutenção.

Discussão e ações

Para solucionar o problema apontado a empresa decidiu implementar a filosofia TPM direcionando as equipes de produção para resolução dos problemas em sua causa raiz. Praticando ações como Manutenção Autônoma, treinamento dos funcionários, formação de uma equipe de melhorias. Buscando obter resultados como melhoria nos percentuais de rendimento da linha de produção, redução nos consumos de energia elétrica e térmica, redução de quebras e manutenções, ambientes de trabalho revitalizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com