TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção

Por:   •  17/9/2015  •  Resenha  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

MÉTODOS E FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA CONFIABILIDADE

        INTRODUÇÃO        

Dentro da manutenção, geralmente se ouve palavras como preventiva, preditiva, ordem de manutenção, tagueamento, entre outros. Sabe-se que a manutenção é fundamental dentro de uma empresa que trabalha com máquinas, pois como está sendo estudada neste curso, a falha desta manutenção pode ocasionar consequências graves dentro de um ciclo a qual este participa. Contudo, a manutenção não se resume sobre aos conceitos que abordamos anteriormente, e com o decorrer deste curso aprende-se novos conceitos que também são fundamentais e que devem ser colocados em prática, causando benefícios em larga escala para a empresa, aumentando a sua produtividade e diminuindo os possíveis prejuízos. Segundo KARDEC, se analisarmos o conceito de manutenção, verificamos que a missão da manutenção é garantir a disponibilidade da função dos equipamentos e instalações de modo a atender a um processo de produção ou de serviço com confiabilidade, segurança, preservação do meio ambiente e custo adequado.

        DESENVOLVIMENTO

        Neste capítulo, trata-se dos métodos e ferramentas para aumentar a confiabilidade, ou seja, por mais que façamos todos os procedimentos legais e corretos dentro da manutenção, é preciso ter confiabilidade dentro destes processos, onde se têm a certeza de que todos os processos e serviços ocorrerão normalmente, e este certeza está ligada diretamente à confiabilidade, esta fundamental dentro de todo processo de manutenção.  Existem conceitos que são tratados a exaustão dentro do processo de manutenção, e dentre eles, vale ressaltar alguns, que são a Confiabilidade, Disponibilidade e Manutenibilidade. Vamos então tratar um pouco sobre estes três conceitos. A Confiabilidade, segundo KARDEC, é a capacidade de um item desempenhar uma função requerida sob condições especificadas, durante um intervalo de tempo, e, o termo confiabilidade é usado como uma medida de desempenho de confiabilidade. Quando se inicia um processo de manutenção, espera-se que este ocorra dentro do tempo estabelecido, atendendo todas as recomendações, e no momento em que este trâmite se sucede até a sua conclusão, é onde se encaixa a confiabilidade, ou seja, é onde se espera que todo processo seja executado dentro do prazo estabelecido. Durante a Confiabilidade, é importante considerar a taxa de falhas constante ao longo do tempo (o que é verdadeiro durante boa parte do ciclo de vida) é provadoque a Confiabilidade R(t), ou seja a probabilidade de operar sem falhas até o instante t, é dada por:

[pic 2]

        A Disponibilidade, segundo KARDEC, é a capacidade de um item estar em condições de executar certa função em um dado instante ou durante um intervalo de tempo determinado, levando-se em conta os aspectos combinados de sua confiabilidade, mantenabilidade e suporte de manutenção, supondo que os recursos esternos requeridos estejam assegurados, onde a disponibilidade é uma medida do desempenho de disponibilidade. Observa-se que durante o processo, esta depende do tempo em operação e do tempo parado, é um resultado do desempenho, onde a história do equipamento nos informará à Disponibilidade.  A Disponibilidade pode ser classificada em Inerente, Técnica e Operacional. A Inerente é aprobabilidade de que um sistema estará disponível, quando acionado de uma forma aleatória, num ponto do tempo, num ambiente de suporte logístico ideal. Esse suporte logístico ideal significa ter disponibilidade imediata de pessoal de manutenção treinado, peças de reposição, equipamentos de suporte (GSE) e facilidades necessárias. Pode ser calculada pela fórmula:

Disponibilidade Inerente (%) = [pic 3]

A Disponibilidade Técnica é a probabilidade de que um sistema operará satisfatoriamente, em qualquer momento que for acionado, num ambiente de suporte logístico ideal. É dada pela fórmula:

Disponibilidade Técnica (%) = [pic 4]

A Disponibilidade Operacional é a probabilidade de que um sistema estará disponível, quando acionado de uma forma aleatória, num ponto do tempo, num ambiente de suporte logístico real. É dada pela fórmula:

        Disponibilidade Operacional (%) = [pic 5]

        A Manutenibilidade, segundo KARDEC, pode ser conceituada como sendo a característica de um equipamento ou instalação permitir um maior ou menor grau de facilidade na execução dos serviços de manutenção. Segundo Roger D. Leitch, é a probabilidade de que um sistema em estado de falha seja restaurado ao seu estado de funcionamento, em um dado tempo e condições específicas. É dada pela fórmula:

[pic 6]

Onde:

M(t)= a função Manutenibilidade, que representa a probabilidade de que o reparo comece no tempo t = 0 e esteja concluído, satisfatoriamente, no tempo t (probabilidade da duração do reparo);

e = base dos logaritmos neperianos (e = 2,718)

µ = taxa de reparos ou número de reparos efetuados em relação ao total de horas        de reparo do equipamento

t = tempo previsto de reparo

        Observa-se que a Manutenibilidade, assim como a Confiabilidade dependerá de alguns fatores, como Recursos Disponíveis, Grandeza Estatística (Equipamentos Unicamente Reparáveis, Equipamentos não reparáveis ou unicamente substituíveis e Equipamentos de manutenção híbrida), Manutenibilidade e a Estatística.

        Ferramentas para o Aumento da Confiabilidade.

        Analise do Modo e Efeito de Falha – FMEA.

        FMEA (failure modean deffect analysis) é uma ferramenta usada para aumentar a confiabilidade de certo produto durante a fase de projeto ou processo. A ferramenta consiste basicamente em sistematizar um grupo de atividades para detectar possíveis falhas e avaliar os efeitos das mesmas para o projeto/processo. A partir dessas possíveis falhas, identificam-se ações a serem tomadas para eliminar ou reduzir a probabilidade de que as mesmas ocorram. Essas ações também podem objetivar aumentar a probabilidade de detecção dessas falhas, para que os produtos que apresentam inconformidades não cheguem ao cliente. É um processo formal que utiliza especialistas dedicados a analisar as falhas e solucioná-las. Especialistas indicam três níveis de FMEA: projeto, processo e sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (380.6 Kb)   docx (283.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com