TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa De Riscos

Ensaios: Mapa De Riscos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 10

1 OBJETIVO

O presente trabalho tem por objetivo elaborar uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores. Conhecer e avaliar as condições de conforto e segurança, a partir do estudo da organização do trabalho e medição das variáveis ambientais do local de estudo.

Para isso reuniu-se as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho da empresa “L2 Nutrição Animal” a fim de garantir que o trabalhador tenha uma qualidade de vida no seu trabalho melhor e para que o mesmo tenha um melhor rendimento, sem causar danos à sua saúde. O mapeamento serve para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa, fazendo com que o trabalhador tenha uma mentalidade mais cautelosa diante dos perigos identificados graficamente. Já para o empregador, as informações mapeadas servirão para identificar os pontos vulneráveis na sua planta, fazendo com que haja uma preocupação maior nesses pontos, de forma a evitar que ocorra uma paralisação ou mesmo queda na produção, prejudicando o desempenho da empresa, devido à ocorrência de acidentes.

2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA E ATIVIDADES

A L2 Nutrição Animal se localiza no estado de Minas Gerais, na região do Alto Paranaíba, município de Tiros, na rodovia São Gotardo a Tiros no Km Zero, localizada na Fazenda Boi Gordo. Sua localização encontra-se em um ponto estratégico para os centros consumidores. A empresa iniciou suas atividades em 28 de Março de 2013, portanto é uma empresa nova que ainda está conquistando o seu mercado. A L2 Nutrição Animal tem inicialmente 10 trabalhadores, sendo 3 da área administrativa e o restante da área operacional, a empresa adota inicialmente uma rotatividade de funcionários dentre as funções operacionais. A política estatutária da Empresa é satisfazer seus clientes, buscando cada vez mais sua satisfação, nos serviços prestados. A empresa atende o mercado de criadores de gado leiteiro, gado de corte, bezerros e equinos e segue o processo produtivo onde a primeira etapa é a dosagem das matérias-primas, que é feita mediante formulação pré-es¬tabelecida pelo departamento técnico. Nesta etapa, o ope¬rador programa o sistema, seleciona o produto desejado e o número de bateladas. Automaticamente as válvulas dos silos liberam as matérias-primas que são pesadas separa¬damente pela balança. Parte da formulação os chamados de núcleos (Ex.: melaço, sal.) ficam armazenados em bags ou sacos, e são pesados e adicio-nados manualmente na base do misturador. Conforme vão sendo dosados, os ingre-dientes são encaminhados para a pré-mistura, e aguardam até que toda a formulação seja pesada. Para isso a empresa conta com: Moinho; Fosso elevador; Silos metálicos; Balanças; Fosso misturador; Ensaque e Tuias.

Figura 1 – Exemplo de esquema básico de etapas.

Sabendo dos riscos envolvidos neste tipo de processo, deve ser garantida a dignidade do trabalho de forma que não esteja exposto a situações inseguras que comprometem a qualidade de vida dos trabalhadores. Neste sentido, para elaboração do Mapa de riscos da empresa foram analisados os presentes setores: Escritório, WC Masculino, Vestiário, Refeitório, Materiais de Limpeza, Embalagem, Almoxarifado, Moega, Área operacional com fosso elevador, pesagem dos núcleos, fosso misturador e demais equipamentos, Pesagem dos núcleos e por fim o setor de Expedição e Recebimento.

3 DESCRIÇÃO DOS SETORES

3.1 ESCRITÓRIO

Esse setor conta inicialmente com três funcionários sendo um auxiliar de escritório; um assistente de compras e vendas e um supervisor geral da fábrica, estes se encarregam das rotinas administrativas e registram dados referentes à produção e à mão de obra da empresa. Destes trabalhadores, todos são de sexo masculino com idade média de 29 anos. Estes trabalhadores dividem uma área de 7 m², sendo um pouco pequeno para acomodar os mobílias necessárias, estas que estão em boas condições devido a pouco tempo de uso. Os funcionários deste setor exercem uma jornada de trabalho de 8 horas semanais sendo que alguns desses funcionários queixam ao final do dia de dores de cabeça, cansaço, dores dos membros e dores na coluna. Portanto foi identificado riscos ergonômicos.

Riscos Ergonômicos

Estes riscos são contrários às técnicas de ergonomia, que exigem que os ambientes de trabalho se adaptem ao homem, proporcionando bem estar físico e psicológico. Nesse setor foi identificado este tipo de risco, pois os funcionários trabalham durante 8 horas de forma monótona e repetitiva, exercendo posturas inadequadas de trabalho com uma grande responsabilidade da realização de suas tarefas.

3.2 WC. MASCULINO

Esse setor por possuir somente trabalhadores do sexo masculino na fábrica, não apresenta condições higiênicas favoráveis, o setor como os demais setores administrativos a cada fim da semana os funcionários administrativos se juntam para manter os ambientes limpos e organizados. Neste mesmo setor há placa de incentivo a manutenção do ambiente limpo informando aos trabalhadores dos riscos biológicos.

Riscos Biológicos

São aqueles causados por micro-organismos como bactérias, fungos, vírus e outros. São capazes de desencadear doenças devido à contaminação. E esse setor como citado, não esta ausente desses riscos.

3.3 VESTIÁRIO

Local onde especialmente os operários trocam de roupas, a fábrica não dispõe de uniformes para os operários, portanto ao fim do dia suas roupas estão sujas da poeira da ração podendo eles tomar um banho antes de seguir para casa e trocar suas roupas por outras limpas trazidas de casa. Neste local, portanto não foi identificado nenhum tipo de riscos ao trabalhador, até porque este setor é pouco utilizado e que até então possui apenas um armário para que os funcionários guardem seus pertences.

3.4 REFEITÓRIO

Espaço destinado a providenciar as condições básicas de funcionamento no que concerne às necessidades alimentares de todos os funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com