TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matématica Financeira

Dissertações: Matématica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

PANORAMA HISTÓRICO

Todas as ciências têm suas raízes na história do homem.

A Matemática, que é considerada “a ciência que une à clareza do raciocínio a síntese da linguagem”, originou-se do convívio social, das trocas, da contagem, com caráter pratico, utilitário, empírico.

A Estatística, ramo da Matemática Aplicada, teve origem semelhante.

Desde a Antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individual e social, distribuíam eqüitativamente terras ao povo, cobravam impostos e realizavam inquéritos quantitativos por processos que, hoje, chamaríamos de “estatística”.

Na Idade Média colhiam-se informações, geralmente com finalidades tributárias bélicas.

A partir do século XVI começaram a surgir as primeiras análises sistemáticas de fatos sociais, como batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas e os primeiros números relativos.

As tabelas tornaram-se mais complexas, surgiram as representações gráficas e o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo ( população), partindo da observação de partes desse todo (amostras).

Atualmente, o publico leigo (leitor de jornais e revistas) posiciona-se em dois extremos divergentes e igualmente errôneos quanto à validade das conclusões estatísticas: ou crê em sua infalibilidade ou afirma que elas nada provam. Os que assim pensam ignoram os objetivos, o campo e o rigor do método estatístico; ignoram a Estatística, quer teórica quer prática, ou a conhecem muito superficial.

Na era da energia nuclear, os estudos estatísticos têm avançado rapidamente e, com seus processos e técnicas, têm contribuído para a organização dos negócios e recursos do mundo moderno.

O MÉTODO CIENTÍFICO

Método – é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.

- O método experimental consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam. É o método preferido no estudo da Física, da Química, etc.

- O método estatístico, diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.

A ESTATÍSTICA

A Estatística e uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

Divide-se em:

1 – Estatística Descritiva – A coleta, a organização e a descrição dos dados.

2 – Estatística Indutiva ou Inferencial - A análise e a interpretação desses dados

FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO

- Coleta de Dados que pode ser:

1) direta - e pode ser classificada relativamente ao fator tempo em :

a) Continua (registro) – quando feita continuamente, tal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com